Courtois critica presidente da LaLiga por não adiar estreia do Real Madrid: “Quer atenção”
O goleiro Thibaut Courtois não economizou nas críticas ao presidente da LaLiga, Javier Tebas, pela recusa da entidade em adiar a estreia do Real Madrid no Campeonato Espanhol. A partida da rodada inicial, contra o Osasuna, está programada para o dia 19 de agosto, 41 dias após a eliminação do time na Copa do Mundo de Clubes, diante do PSG. Courtois insinua que a decisão de Tebas está relacionada ao fato de ser contrário à disputa da Copa do Mundo de Clubes.
Durante a goleada do PSG sobre o Real Madrid, uma imagem curiosa chamou a atenção dos torcedores: a risada de Vini Jr. no banco de reservas. A atitude do jogador foi considerada “inadmissível” por parte da torcida. Além disso, o Real Madrid, liderado por Courtois, encerrou a temporada com uma derrota para o PSG, após completar 65 jogos, estabelecendo um recorde na história do clube.
Courtois destacou a importância do descanso e da preparação adequada para uma competição saudável e para a saúde dos jogadores. O goleiro criticou as declarações de Tebas, ressaltando que o presidente da LaLiga não deve basear suas decisões no fato de ser contrário à Copa do Mundo de Clubes. O Real Madrid havia solicitado o adiamento da partida de estreia, contando com o apoio da Associação Espanhola de Jogadores de Futebol (AFE), que argumentou em favor da saúde dos atletas.
A LaLiga justificou a recusa em adiar a estreia do Real Madrid com base em seu regulamento e nas diretrizes da Fifa, que não estipulam um período mínimo entre o fim de uma competição e o início de outra. Mesmo considerando ter colaborado com a rotina da equipe ao marcar os jogos iniciais da primeira rodada para dias próximos, o Real Madrid e a AFE defendiam o adiamento imediato da partida. A AFE enfatiza que o máximo de prudência deve ser tomado em relação à saúde dos jogadores do clube. Mesmo diante da pressão, a LaLiga não ajustou a data da estreia do Real Madrid conforme solicitado. Alguns dias depois, durante a partida contra o PSG, Vini Jr. foi flagrado rindo no banco, causando certa indignação entre os torcedores do clube. A temporada do Real Madrid resultou em um confronto decisivo contra o PSG, encerrando um ciclo de intensas competições para o clube madrilenho. A situação de tensão entre as partes envolvidas mostraram a importância do descanso e da saúde dos jogadores em meio a um calendário extenuante de jogos.