Press "Enter" to skip to content

TikTok exclui mais de 10 mil vídeos que incitam manifestações golpistas

Última atualização 17/02/2023 | 09:06

O TikTok anunciou que excluiu mais de 10 mil vídeos referentes às manifestações golpistas do dia 8 de janeiro. As publicações violaram a política de extremismo violento, feriram a diretriz de “desinformação com riscos de danos no mundo real” e apresentaram conteúdo com fake news sobre eleições. A plataforma fez o relato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TikTok e as manifestações golpistas

No total, o TikTok derrubou 10.442 vídeos com incitações golpistas. Dentro desse grupo, 5.519 feriram a diretriz de “desinformação com riscos de danos no mundo real”. Ainda, 3.614 continham conteúdos com informações falsas sobre o período eleitoral e 1.304 violavam a política de extremismo violento.

Em fevereiro do ano passado, o TikTok e o TSE firmaram um compromisso visando a realização de medidas para combater as fake news no aplicativo. Um dos frutos dessa parceria foi o “Guia de Eleições 2022”, com 6.862.792 acessos entre fevereiro e novembro de 2022. Dentro dessa plataforma, houve 25% a menos de conteúdos com informações falsas.

Até o último dia do ano passado, a empresa cumpriu 90 ordens judiciais, que determinaram a remoção de 222 links. Outras redes sociais, como Twitter, YouTube e Telegram, além da Meta, responsável por Facebook e Instagram, não tomaram medidas para conter as manifestações golpistas no Brasil do início deste ano.