Como o TikTok está transformando o mercado literário e movimenta a Bienal do Rio; veja os livros que bombaram no BookTok
Plataforma de vídeos curtos influencia decisões editoriais, impulsiona vendas e revela novos autores. A hashtag #BookTokBrasil já soma bilhões de visualizações e mudou o comportamento de leitores e livrarias.
Bienal do Livro surfa na onda do ‘BookTok’ e prepara programação para nova geração
O TikTok deixou de ser apenas uma rede de vídeos curtos para se tornar uma das maiores vitrines da literatura contemporânea. No Brasil, o fenômeno conhecido como BookTok tem impactado diretamente o mercado editorial, influenciando decisões de tiragem, estratégias de marketing e até a disposição de livros nas livrarias físicas.
O fenômeno também está ajudando a movimentar a Bienal do Rio e a própria plataforma de vídeos curtos é um dos patrocinadores do evento que vai até a semana que vem.
A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e 2,5 bilhões de visualizações, consolidando uma comunidade que transforma leitores em influenciadores e livros em best-sellers.
O TikTok tem observado um aumento significativo na criação e no consumo de conteúdo literário na plataforma. De acordo com a plataforma, os dados mais recentes sobre o alcance dessa comunidade no Brasil são impressionantes:
* Aumento nas publicações: De dezembro de 2024 até maio de 2025, houve um aumento de 28% em publicações no Brasil com as hashtags #BookTok ou #BookTokBrasil.
* Volume de vídeos: Do começo do ano até maio, foram mais de 980 mil publicações relacionadas a BookTok no Brasil, uma média de mais de 40 mil vídeos por semana.
* Buscas por livros: As buscas relacionadas a livros no TikTok no Brasil dobraram nos últimos seis meses em relação aos seis meses anteriores.
* Visualizações no Brasil: A hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 2,6 milhões de vídeos e, durante o ano passado, somou 2,5 bilhões de visualizações.
* Alcance global: Globalmente, são mais de 60 milhões de publicações sobre BookTok na plataforma.
Carol Baracat destacou que o TikTok tem ultrapassado as barreiras digitais e influenciado diretamente o comportamento de compra dos leitores.
Um exemplo emblemático foi o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que viralizou após um vídeo da criadora norte-americana Courtney Novak e se tornou o livro mais vendido em uma plataforma de vendas nos Estados Unidos, na categoria Literatura Latino-Americana e Caribenha, no ano passado.
Além disso, o TikTok tem investido em ações para fortalecer a comunidade literária. A empresa esteve presente em eventos como o Prêmio Jabuti e, no ano passado, realizou a “Livraria dos Mais Assistidos do TikTok”, que distribuiu milhares de livros gratuitamente na Avenida Paulista, em São Paulo, durante sete dias.
Livro de Machado de Assis faz americana viralizar no TikTok
Para o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Alexandre Martins Fontes, o BookTok representa uma revolução positiva para o setor.
“Todos os eventos que divulgam livros, valorizam e promovem o livro são eventos que a gente deve aplaudir”, afirmou Martins.
Ele também destaca o papel da plataforma na formação de novos leitores, especialmente os mais jovens. Fontes enfatiza que, apesar de as pessoas descobrirem os livros no TikTok, “nada se compara com a visita a uma livraria para descobrir o que a indústria editorial está produzindo. É ali que elas vão descobrir as novidades, os lançamentos e novas possibilidades”.
A Editora Intrínseca foi uma das primeiras a perceber o potencial do TikTok como ferramenta de marketing e curadoria. Vanessa Oliveira, gerente de marketing da editora, revelou que o primeiro vídeo da editora na plataforma, ainda em 2021, bombou com um livro que eles nem tinham lançado, “Os dois morrem no final”, de Adam Silvera. Segundo ela, a obra virou uma série de sucesso, com 250 mil livros vendidos.
Desde então, a editora viu sucessos como “Amor & Gelato”, de Jenna Evans Welch, lançado em 2017 e que viralizou em 2020, resultando em um crescimento acumulado de 2553% até 2021. “Três”, da francesa Valérie Perrin, lançado em 2023 e viralizado um ano depois, teve um crescimento de vendas de 1200% que se estende até hoje.
Painter, que está vindo ao Brasil pela terceira vez para a Bienal, se diz profundamente tocada pelo carinho demonstrado pelos leitores brasileiros.
“Eu não sei o que há com os brasileiros. Pessoalmente, eles são as pessoas mais calorosas e adoráveis. Me transformaram em alguém que abraça. E eu nunca fui de abraçar antes de pisar no Rio pela primeira vez. Estar na presença deles é como sentir a alegria em forma de gente”, descreveu a autora. Ela ainda citou uma frase da atriz Viola Davis que diz: ‘vocês me fizeram sentir vista e amada, vocês pareciam casa’.
Lynn Painter já lançou cinco livros pela Intrínseca e se tornou uma das autoras mais vendidas da editora. Confira alguns dos títulos que se destacaram no Booktok:
* “É Assim que Acaba” – Colleen Hoover
* “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” – Taylor Jenkins Reid
* “Melhor do que nos filmes” – Lynn Painter
* “A Hipótese do Amor” – Ali Hazelwood
* “Verity” – Colleen Hoover
* “A Canção de Aquiles” – Madeline Miller
* “Todos Nós Somos Canalhas” – Jeferson Tenório (ganhou destaque no BookTok Brasil)