Press "Enter" to skip to content

TikTok vai ter limite de tela para menores de 18 anos

Última atualização 01/03/2023 | 17:54

A rede social TikTok informou que todos os perfis utilizados por menores de 18 anos terão, em breve, um limite de tempo diário de tela de 1h. Esse é um dos meios mais agressivos já realizados por uma empresa de mídias sociais para impedir que os adolescentes role a tela sem parar.

Os usuários do aplicativo poderão desativar essa nova configuração padrão, que será lançada nas próximas semanas. No entanto, a mudança de recurso pode reforçar o bem-estar digital dos usuários mais jovens, exigindo que eles optem por limites de tempo de tela mais rígidos.

Caso o limite de 1h for atingido, os usuários serão solicitados a inserir uma senha, onde exige que eles decidam estender o tempo gasto no aplicativo.

Essa nova modalidade foi imposta após o TikTok e outras plataformas de mídias sociais enfrentarem anos de análise sobre o impacto que eles causam nos usuários jovens, incluindo o potencial de levar os adolescentes a buracos prejudiciais.

O chefe de confiança e segurança do TikTok, Cormac Keenan, relatou que a empresa consultou pesquisadores e especialistas do Digital Wellness Lab do Hospital Infantil de Boston ao decidir os limites de tempo a serem estabelecidos para usuários adolescentes.

“Embora não haja uma posição endossada coletivamente sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla, reconhecemos que os adolescentes geralmente precisam de suporte extra quando começam a explorar o mundo online de forma independente”, escreveu Keenan em uma postagem de blog.

Ainda de acordo com o Keenan, se um adolescente decidir desativar esse novo limite padrão e passar mais de 100 minutos no TikTok por dia, ele será solicitado a definir um limite diário de tempo de tela para si mesmo.

Além do TikTok, outras plataformas, incluindo Instagram e Snapchat, também lançaram controles e recursos parentais adicionais que incentivam os adolescentes a fazer uma pausa e estabelecer limites.