Tiktoker goiano com síndrome de Down inspira ação para educação inclusiva

“Governador Caiado tenho um pedido muito especial ao senhor. Por favor, traz os professores de apoio para dentro das salas de aula, porque as pessoas com deficiência precisam muito disso”. O pedido é do influenciador goiano com síndrome de Down, João Vitor de Paiva. A rotina do estudante universitário, de 22 anos, faz sucesso nas redes sociais.

A atitude de João Vitor inspirou uma ação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que solicita à secretária de Educação do Estado (Seduc), Fátima Gavioli Soares Pereira, professores de apoio na rede estadual de Educação. O requerimento é de autoria do deputado estadual Antônio Gomide (PT).

Luta por direitos 

No dia 19 de abril, João Vitor foi até Brasília a convite do senador por Goiás Jorge Kajuru (PSB). Lá, ele se encontrou com o senador Romário (PL) para apresentar ideias e propostas para leis de inclusão das pessoas com deficiência. “Hoje eu começo a minha luta pelas pessoas com deficiência. Quero ser um porta-voz de todos”, disse o estudante.

O jovem sempre sonhou em cursar em uma faculdade. Ele passou em quatro vestibulares e estuda Educação Física. Hoje, é o 1º estudante com síndrome de Down da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Confira o pedido feito ao governador:

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp