Tiroteios fecham unidades de saúde mais de 500 vezes em 2025 na cidade do Rio de Janeiro

tiroteios-fecham-unidades-de-saude-mais-de-500-vezes-em-2025-na-cidade-do-rio-de-janeiro

Tiroteios e confrontos armados fecharam unidades de saúde mais de 500 vezes em 2025. Levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde. As regiões mais afetadas são as zonas Norte e Oeste da cidade.

Clínicas e centros municipais de saúde suspenderam atendimento à população por mais de 500 vezes este ano. Um levantamento da secretaria municipal de saúde mostra que, de janeiro a julho deste ano, as unidades de atenção primária do Rio precisaram suspender o atendimento 516 vezes devido à insegurança causada por tiroteios e conflitos entre facções criminosas.

As regiões mais afetadas são as zonas Norte e Oeste da cidade. Pelo menos três clínicas da família estão fechadas atualmente devido à insegurança, e não têm previsão de reabrir: duas em Santa Cruz e uma em Costa Barros.

Segundo informações do Instituto Fogo Cruzado, só em Costa Barros, foram 38 tiroteios, 9 mortos e 18 feridos entre primeiro de janeiro e nove de setembro desse ano. Só na última quinta-feira, dez unidades de atenção primária precisaram suspender os atendimentos por causa de confrontos durante uma operação das polícias civil e militar em Senador Camará, na zona oeste do Rio. A ação policial terminou com seis mortos.

Os dados também mostram que o prejuízo nas unidades de saúde com manutenção, reparos e reposição de equipamentos por causa dos impactos com os tiroteios foi de R$ 215 mil, de janeiro a setembro. “Hoje, as autoridades de segurança pública têm uma escolha de Sofia para tomarem as suas decisões. Ou fazem as operações, e nós vamos ter, com certeza, esse resultado alarmante de violação de direitos humanos das pessoas que moram nesses espaços, ou não fazer as operações.”

“Quando você fecha uma atenção primária, você interrompe, não é só a clínica fechar, você interrompe o dia a dia dos agentes comunitários de saúde, então as pessoas deixam de ser atendidas também dentro de casa”, disse Ubiratan.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp