O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu retirar a tornozeleira eletrônica do prefeito afastado de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos). A decisão foi tomada após a Justiça entender que o descumprimento foi acidental, mas ressaltou que ele ainda exerce influência política mesmo fora do cargo, mantendo restrições como a proibição de deixar a comarca e falar com outros investigados. O prefeito afastado violou uma das medidas cautelares ao sair da cidade de São Bernardo por sete minutos.
Mesmo sem a tornozeleira eletrônica, Marcelo Lima continua submetido a algumas restrições impostas pela Justiça, como não sair da comarca sem autorização judicial, cumprir horários de recolhimento domiciliar e manter contato com investigados e testemunhas proibidos. O desembargador Roberto Porto considerou a violação como fortuita, sem intenção de desobediência à ordem judicial.
A operação Estafeta, que descobriu um esquema milionário de desvios de recursos públicos em São Bernardo, revelou fortes indícios de que o prefeito afastado seria o principal centro da investigação, apontando suposto recebimento de dinheiro de empresas contratadas pelo poder público. Mesmo com o afastamento do cargo, sua influência política foi destacada, sendo necessárias medidas cautelares para reduzir os riscos de interferência nas investigações e fuga.
Outros três suspeitos envolvidos no esquema de corrupção conseguiram liberdade provisória após decisões monocráticas de habeas corpus pelo STJ. As medidas cautelares incluem comparecer periodicamente ao fórum, não se ausentar do estado de São Paulo sem comunicação prévia, e não manter contato com os demais investigados e testemunhas. A investigação aponta a participação desses suspeitos na arrecadação e repasse de recursos ilícitos.
A investigação do esquema de corrupção em São Bernardo do Campo envolve empresas em contratos públicos com a prefeitura e a Fundação ABC. O principal líder do esquema permanece foragido da Justiça, enquanto outros envolvidos precisam cumprir medidas cautelares para responder às acusações. A situação política na cidade é acompanhada de perto, com desdobramentos ainda em curso e novas informações sendo reveladas sobre o caso.