Press "Enter" to skip to content

TJGO e UFG desenvolvem ferramenta de IA que promete facilitar compreensão de decisões judiciais

Última atualização 01/03/2024 | 17:05

A compreensão de decisões judiciais muitas vezes é um desafio para o grande o público, que quase sempre esbarra no “juridiquês”. No entanto, um projeto-piloto que utiliza inteligência artificial pode deixar a leitura desses documentos mais acessíveis, simplificando a linguagem e facilitando a compreensão dos julgamentos, aproximando assim o Judiciário da sociedade.

Nesta quinta-feira, 29, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) anunciou o lançamento da ferramenta, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Denominado “Simples e Fácil,” o projeto integra o programa de simplificação dos termos jurídicos e é liderado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, seguindo as diretrizes do Pacto pela Linguagem Simples no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Estamos construindo avanços significativos na direção de uma justiça mais clara e acessível. Essa parceria com a renomada Universidade Federal de Goiás reforça nosso compromisso com a cidadania e o acesso claro às informações de interesse das pessoas envolvidas no processo”, destaca Carlos França.

Para a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora do projeto de Linguagem Simples, Lidia de Assis e Souza, “o lançamento da nova ferramenta demonstra a união de todos para tornar a linguagem jurídica mais compreensível e acessível a todas e todos”.

O diretor de Estatística e Ciência de Dados, Antônio Pires, explicou que o projeto piloto é importante para identificar pontos de melhorias nas soluções de IA utilizadas, além de trazer confiança para continuar avançando com o projeto. Complementa que o projeto piloto, neste momento, atende os processos nas varas de família. “A ideia é que no futuro ele passe atender outras unidades”.