Tocofobia: entenda o medo excessivo de engravidar

Para as mulheres que não tem em mente uma gravidez em seus planos, a ideia de gerar outra vida pode ser um tanto assustadora. A chamada tocofobia é a preocupação exagerada com uma possível gestação e é muito mais comum do que se imagina.

Segundo um estudo americano 62% do público feminino sofre com o transtorno. Aproximadamente 1.800 entrevistas foram concedidas a revista Evolution, Medicine e Public Health durante a pandemia da Covid-19 e mostraram que o medo irracional da maternidade gera altos níveis de ansiedade com o parto.

Alguns dos sintomas da tocofobia são o aumento do consumo das pílulas do dia seguinte, sexo apenas com preservativos, fazer vários testes de gravidez, crises de pânico ou até mesmo ficar por meses sem transar.

Em casos mais intensos algumas mulheres apresentam aumento na pressão arterial, tremores e suor frio. Elas também podem acreditar que estão realmente gravidas logo depois de uma relação sexual.

Classificada em dois tipos

Informações do portal o Globo apresentaram a tocofobia em dois níveis:

Tocofobia Primária

Ocorre em mulheres que nunca engravidaram e pode ser quase imperceptível para quem a tem.

Tocofobia Secundária

Se manifesta após um evento traumático durante a gravidez ou parto, como trabalho de parto difícil ou natimorto.

Tratamento

De acordo com informações divulgadas no portal Tua Saúde é muito importante que as mulheres que convivem com esse medo façam acompanhamento psicológico para que seja realizado um diagnóstico com recomendações para melhorar a qualidade de vida, uma vez que a tocofobia pode gerar depressão e ansiedade.

O Tua Saúde ainda alerta que para as mulheres com sintomas leves é indicado sessões de psicoterapia regularmente. Porém, há casos em que pode ser necessária uma consulta psiquiátrica  para a recomendação de medicamentos que ajudem a controlar a fobia.

Se a mulher estiver grávida, uma cesárea para evitar a dor pode ser uma alternativa para tranquilizá-la durante do parto.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos