Tomam posse novos auxiliares do governo

O governador Marconi Perillo e o vice-governador José Eliton começaram nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, a mudança de auxiliares com a posse de sete novos integrantes. Esta foi a primeira etapa das alterações que se estenderão até início de abril, quando Marconi se desincompatibiliza e Eliton assume como governador. “Nós vamos dar posse a uma parte da equipe nova. Outros vão tomar posse na semana que vem e em semanas subsequentes”, disse o governador Marconi Perillo. Ele destaca que as conversações estão sendo conduzidas por José Eliton, mas com sua “participação permanente”.

A solenidade de posse de sete novos auxiliares ocorreu pela manhã no teatro do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes (Itego), Basileu França, no Setor Universitário, em Goiânia. A expectativa é que na próxima semana seja empossado o próximo titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ex-governador Irapuan Costa Júnior. Como anunciado na semana passada pelo vice-governador, Irapuan assume no lugar de Ricardo Balestreri, que comandará a Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo.

Nomes:

Na Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) assume o empresário Hwaskar Fagundes.
Ele é natural de Itumbiara e principal Executivo da HF Engenharia e Empreendimentos.

Na Superintendência Executiva da Secima entra o bacharel em Direito Lucas Pugliese Tavares. Desde 2008 ocupa o cargo de Diretor de Gestão, Planejamento e Finanças da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) terá como novo presidente Cleomar Dutra Ferreira. Ele era superintendente executivo de Negócios para Habitação Sul de Goiás da Caixa Econômica Federal.

O jornalista Jarbas Rodrigues Júnior, que acaba de deixar o jornal O POPULAR, onde era titular da coluna Giro, assumiu a chefia da Comunicação Setorial do  Gabinete Particular do Governador.

Integrante da equipe de comunicação do ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, entre 1995 a 2000, e ex-editor do Diário da Manhã, João Bosco Bittencourt passou a comandar a Agência Brasil Central (ABC).

Edvaldo Cardoso, que estava na presidência da ABC, assumiu a Celg Telecom.

O advogado e ex-secretário de Trânsito de Goiânia, Benitez Calil, comanda a Secretaria Extraordinária da Juventude.

 

Patrícia Santana

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Lula impõe veto ao indulto de Natal para condenados do 8 de janeiro

Lula Impõe Veto ao Indulto de Natal para Condenados do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o indulto de Natal para os condenados pelos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, marcando o segundo ano consecutivo em que o benefício é negado aos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. O anúncio foi feito na noite de 23 de dezembro, um dia antes da véspera de Natal, destacando a firmeza do governo em lidar com esses crimes.

Além disso, o indulto não será concedido a condenados por abuso de autoridade e crimes contra a administração pública, como peculato e corrupção passiva. O decreto também exclui aqueles condenados por crimes hediondos, tortura e violência contra a mulher, crianças e adolescentes. Integrantes de organizações criminosas, condenados em regimes disciplinares diferenciados e aqueles que fizeram acordos de colaboração premiada também estão fora do benefício.

Por outro lado, o indulto será concedido a gestantes com gravidez de alto risco, comprovada por laudo médico. Mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência também terão direito ao benefício, desde que comprovem ser essenciais para o cuidado de crianças até 12 anos com deficiência.

Saúde e condições especiais

O decreto prevê o perdão da pena para pessoas infectadas com HIV em estágio terminal, ou aquelas com doenças graves crônicas sem possibilidade de atendimento na unidade prisional. Pessoas paraplégicas, tetraplégicas, cegas e portadoras do espectro autista em grau severo também serão beneficiadas.

Este decreto reforça a posição do governo em relação aos atos antidemocráticos e crimes graves, enquanto oferece alívio a grupos vulneráveis. As pessoas contempladas pelo benefício terão, na prática, o perdão da pena e o direito à liberdade.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp