Top 10: São Paulo lidera ranking das melhores cidades para se aposentar no Brasil

top-103A-sao-paulo-lidera-ranking-das-melhores-cidades-para-se-aposentar-no-brasil

DE tem 5 das 10 melhores cidades para se aposentar no país, diz estudo

Pesquisa avalia municípios de todo o Brasil com base em três variáveis: economia, socioambiental e saúde. Cidades do ABC e interior lideram

DE — O estado de São Paulo tem cinco das 10 melhores cidades para se aposentar no Brasil, conforme levantamento do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) do Instituto Longevidade Mongeral Aegon. Os municípios de São Caetano do Sul, no ABC paulista, e Santos, no litoral, são destaques e ocupam a primeira e a terceira colocação, respectivamente, entre os melhores lugares do país para quem procura envelhecer com bem-estar e dignidade.

Os resultados fazem parte da pesquisa divulgada pelo instituto, que avalia municípios de todo o Brasil com base em três variáveis: economia, socioambiental e saúde. Em cada variável, outros 23 indicadores são analisados.

ABC E INTERIOR EM ALTA

O estudo aponta que quatro das cinco cidades de São Paulo ranqueadas pertencem ao ABC paulista e ao interior. São elas: São Caetano do Sul (1° lugar), Botucatu (6° lugar), Jundiaí (7° lugar) e Marília (10° lugar).

LEIA TAMBÉM

• São Paulo

PESQUISADORES CRIAM “ALGORITMO DA PODA” PARA EVITAR QUEDAS DE ÁRVORES

• São Paulo

COMER FORA OU PEDIR NO APP? VEJA A PREFERÊNCIA ENTRE HOMENS E MULHERES

• Vida & Estilo

50% DAS PESSOAS ENGORDAM APÓS USAR CANETAS EMAGRECEDORAS, DIZ ESTUDO

• É o bicho!

TER PETS PODE TRAZER BENEFÍCIOS EQUIVALENTES AO CASAMENTO, DIZ ESTUDO

Com destaque para São Caetano, a cidade tem 165.655 moradores, sendo 40.227 pessoas com 60 anos ou mais, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o município tem nota máxima nos indicadores de leitos hospitalares e profissionais da saúde na pesquisa.

Melhor colocada entre as cidades do interior, Botucatu é referência nos procedimentos hospitalares para idosos, aponta a pesquisa. Com nota máxima nos indicadores de estabelecimentos de saúde, leitos hospitalares e profissionais da saúde, o município tem 26.466 moradores com 60 anos ou mais — número que corresponde a um quinto da população.

LITORAL OCUPA A 3° POSIÇÃO

A cidade de Santos representa o litoral paulista no ranking. De acordo com o levantamento, o município figura como o terceiro melhor do país em condições favoráveis à vida da terceira idade.

Dados do IBGE apontam que mais de um quarto da população santista já passou dos 60 anos — cerca de 105 mil pessoas 60+ vivem o dia a dia na cidade. Ao todo, Santos tem 418.608 habitantes.

A pesquisa elaborou três rankings completos entre as cidades grandes, médias e pequenas do país. No ranking das cidades consideradas grandes, além das cinco paulistas, uma cidade do Espírito Santo, duas do Paraná e outras duas de Santa Catarina compõem a lista.

Veja ranking completo

• 1° lugar – São Caetano do Sul (SP)
• 2° lugar – Vitória (ES)
• 3° lugar – Santos (SP)
• 4° lugar – Florianópolis (SC)
• 5° lugar – Curitiba (PR)
• 6° lugar – Botucatu (SP)
• 7° lugar – Jundiaí (SP)
• 8° lugar – Balneário Camboriú (SC)
• 9° lugar – Londrina (PR)
• 10° lugar – Marília (SP)

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do DE SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do DE SP: (11) 99467-7776.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp