Torcida do Santos FC é rebaixada no Carnaval após retorno à elite do futebol

torcida-do-santos-fc-e-rebaixada-no-carnaval-apos-retorno-a-elite-do-futebol

Organização do Santos FC é rebaixada no Carnaval após time retornar à elite do futebol e ‘maré de sorte’ ruir

Sangue Jovem amargou a última colocação no Carnaval de Santos.

DE voltou à Série A do Brasileirão e Organizada foi rebaixada no carnaval santista — Foto: Arquivo AT

A escola de samba Sangue Jovem, que representa uma das principais torcidas organizadas do Santos Futebol Clube, foi rebaixada para o Grupo de Acesso do Carnaval no litoral de São Paulo. Neste ano, a escola homenageou a cidade de São Vicente e obteve o pior desempenho entre as oito escolas do Grupo Especial, com 3,9 pontos a menos do que a campeã X-9.

Fundada há 24 anos, a Sangue Jovem surgiu no Carnaval de 1996 e seguiu como banda por 10 anos, até os episódios de violência durante a folia começarem a ficar constantes. Depois disso, a escola de samba acabou sendo fundada em 2000. Em 2006, a Sangue conquistou o título de campeã com o enredo ‘Santos Futebol Clube, o maior espetáculo da Terra’.

DE voltou à Série A do Brasileirão e Organizada foi rebaixada no carnaval santista Car naval 2025 em Santos: Sangue Jovem fez uma homenagem à cidade de São Vicente na passarela do samba — Foto: Vanessa Rodrigues/AT
Carnaval 2025 em Santos: Sangue Jovem fez uma homenagem à cidade de São Vicente na passarela do samba Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Antes dos desfiles, o presidente Diego Patola afirmou que os torcedores do Santos e os apaixonados pela Sangue Jovem iriam se orgulhar do trabalho feito ao longo do ano com o enredo ‘Gohayó à Célula Mater – A Raiz de uma Nação’, que abordou os povos nativos e a chegada dos colonizadores na primeira cidade do Brasil.

Ele chegou a dizer que a escola pretendia seguir com a mesma “maré de sorte” do Santos FC. “A expectativa está grande. A gente veio para brigar. Com o Neymar, a expectativa toda, acho que a gente vai fazer um belo Carnaval”, disse antes de entrar na avenida do samba.

Escola de samba Sangue Jovem tem enredo que viaja pela história de São Vicente, SP
Escola de samba Sangue Jovem tem enredo que viaja pela história de São Vicente, SP

A Sangue Jovem fechou o último dia de desfile do carnaval santista. Foram mais de 1,2 mil componentes, entre 14 alas e três carros alegóricos, contando a história dos povos nativos e a chegada dos colonizadores na primeira cidade do Brasil.

A letra do samba da escola foi composta por Erasmo Dias, Ademarzinho do Cavaco, Mamau de Castro, Adnilson Eugênio, Ricardo Veneziano, Enfermeiro Leonardo, Marcos Vinícios, Ricardinho, Sérgio Carvalho e Alexandra Nascimento e interpretada pelo Anderson Atração.
Neymar celebra 1º gol após retorno ao Santos — Foto: REUTERS/Thiago Bernardes
Neymar celebra 1º gol após retorno ao Santos — Foto: REUTERS/Thiago Bernardes

Nos últimos anos, o Santos FC tem enfrentado desafios significativos, que também afetaram sua torcida organizada. Em 6 de dezembro de 2023, o clube experimentou o amargo rebaixamento para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro.

O golpe ocorreu durante o luto pela perda do Rei Pelé, o maior jogador da história, que eternizou a camisa do clube no mundo, e morreu em decorrência de um câncer em 29 de dezembro de 2022.

Agora, enquanto o Santos FC ressurge para trazer alegrias aos seus torcedores, após o retorno à Série A em 11 de novembro de 2024, com grandes reforços e a liderança de Neymar Jr., parte da torcida vive um luto diferente: a queda da organizada no Carnaval.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp