Tornado no Paraná: Prefeito afirma que Rio Bonito do Iguaçu precisará ser reconstruída

tornado-no-parana3A-prefeito-afirma-que-rio-bonito-do-iguacu-precisara-ser-reconstruida

Prefeito diz que cidade do Paraná atingida por tornado terá que ser reconstruída

Segundo a Defesa Civil, cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída. Cinco pessoas morreram na cidade, e uma sexta faleceu na região. Pelo menos outras 750 pessoas ficaram feridas durante as tempestades.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse neste sábado (8) que a cidade de 14 mil habitantes terá que ser reconstruída. Nesta sexta (7), o município do centro-sul do Paraná foi atingido por um tornado que atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar). Os ventos chegaram a 250 km/h e, segundo a Defesa Civil, cerca de 90% da cidade ficou destruída. Devido à gravidade da situação, o prefeito afirma que levantamentos sobre o total de pessoas afetadas e sobre o prejuízo da cidade só devem ser consolidados neste domingo (9).

Na região, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas, segundo o Governo do Estado. Cinco mortes aconteceram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Bombeiros e agentes da Defesa Civil buscam sobreviventes sob escombros. O número exato de desabrigados e desalojados no estado ainda está sendo levantado, mas segundo balanço preliminar da Defesa Civil, milhares de pessoas tiveram que sair de casa devido aos estragos dos temporais. O governo do estado decretou luto oficial de três dias em todo o Paraná devido à tragédia, e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. Com isso, o governo estadual pode adotar procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal para a cidade.

O governo do estado divulgou, no início da tarde deste sábado (8), que as equipes de socorro estavam tentando resgatar pelo menos uma pessoa presa embaixo de escombros. Até a última atualização desta reportagem, o nome dela não havia sido revelado. A operação de resgate conta com apoio de equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), inclusive com uso de cães. O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, destaca que com o avanço dos trabalhos na cidade, o número de vítimas pode aumentar.

O governador Ratinho Junior informou em nota que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. Ele embarcou para um voo para a cidade às 6h deste sábado. O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate. O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu afirmou que a cidade terá que ser reconstruída após a devastação causada pelo tornado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp