Tornados no Brasil: 18 mortes em 11 anos, segundo Cemaden

tornados-no-brasil3A-18-mortes-em-11-anos2C-segundo-cemaden

Desastres causados por tornados no Brasil deixaram 18 mortes nos últimos 11 anos; veja lista

Fenômeno registrado no Paraná, na sexta-feira (7), foi o com mais vítimas fatais registrado nos últimos anos. País registrou 87 desastres associados a tornados desde 2013, quando o Cemaden começou a monitorar os casos.

Tornados no Brasil deixaram 18 mortes nos últimos 11 anos, diz Cemaden

Brasil registrou 87 desastres associados a tornados desde 2013, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Destes, 34 foram tratados como situação de emergência e, somados, deixaram 18 mortes, mais de 1,2 mil feridos, 873 pessoas desabrigadas e cerca de 17 mil desalojadas.

O tornado com mais vítimas fatais, segundo os dados do Cemaden, ocorreu na última sexta-feira (7), no Paraná. Foram registradas seis mortes, cinco delas em Rio Bonito de Iguaçu, e uma sexta em Guarapuava. Veja abaixo a lista de desastres causados por tornados com mais vítimas fatais.

De acordo com Victor Marchezini, pesquisador do Cemaden, os registros de desastres são enviados por meio de um formulário, em que é possível listar os danos materiais (casas e produções agrícolas destruídas, por exemplo) e humanos (número de mortos, feridos, desalojados e desabrigados).

Marchezini pontua que às vezes o município preenche apenas uma ocorrência no formulário de informação sobre desastres. “Você vai notar é que às vezes o município teve ao mesmo tempo uma chuva forte, inundação e deslizamento. Mas ele só vai conseguir colocar uma ocorrência que é inundação. Imagino, que às vezes as pessoas não saibam reconhecer o que foi um tornado e isso está aparecendo como vendaval”.

Daniel Cândido, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) diz que não existe uma base oficial exclusivamente dedicada à ocorrência de tornados no Brasil.

> “Como esse tipo de evento ainda não é amplamente monitorado ou registrado no país, o que temos oficialmente são bases de desastres, onde os tornados aparecem junto com outros eventos”.

Segundo Cândido, não é possível prever com muita antecedência um tornado, nem seus danos no local de ocorrência. Além disso, há casos de vendaval que não correspondem a um tornado, mas podem ser tão destruidores quanto.

> “Você pode ter microexplosões atmosféricas, vendavais, frentes de rajada, outros eventos que causam também episódios de vento muito intenso, muita destruição, mas não necessariamente é o tornado”.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp