Torta de frango suspeita de envenenamento leva três à UTI e padaria culpa padeiro freelancer

Três pessoas estão internadas em estado grave na UTI após comerem o alimento; estabelecimento foi fechado pela Vigilância Sanitária nesta terça-feira (23) • Crédito: Oswaldo Diniz / Itatiaia

Três pessoas estão internadas em estado grave após consumirem uma torta de frango supostamente envenenada comprada em uma padaria no bairro Serrano, na região noroeste de Belo Horizonte. O caso ocorreu na última terça-feira, 22, e motivou a interdição do estabelecimento pela Vigilância Sanitária.

O dono da padaria afirmou à Polícia Militar que a torta foi preparada por um padeiro contratado como freelancer, que teria trabalhado apenas seis dias no local. Segundo o empresário, o funcionário desapareceu no domingo, 20, e ele não possui o contato ou endereço do homem. Além disso, informou que os pagamentos eram feitos em dinheiro, sem comprovantes.

Ainda segundo o relato, câmeras de segurança que poderiam ajudar na investigação estavam inoperantes devido a um incêndio recente. A Polícia Civil levou o representante legal do estabelecimento à delegacia para prestar esclarecimentos e recolheu amostras dos produtos para perícia. O padeiro suspeito ainda não foi localizado.

Estabelecimento interditado

A padaria foi interditada pela Prefeitura de Belo Horizonte após inspeção da Vigilância Sanitária, que encontrou diversas irregularidades sanitárias e constatou que o local operava sem alvará específico para funcionamento. Apesar disso, o Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) estava regular, segundo a Secretaria Municipal de Política Urbana.

Entenda o caso

As vítimas são duas mulheres, de 23 e 75 anos, e um homem de 24. Os três consumiram a torta no domingo (21), durante uma visita à casa da idosa. Durante a madrugada, os mais jovens começaram a passar mal e procuraram atendimento em um hospital de Sete Lagoas, a 70 km da capital mineira. A idosa apresentou sintomas apenas na manhã de terça-feira (22) e precisou ser reanimada pelo filho antes de ser entubada e levada a um hospital em Belo Horizonte.

A Polícia Militar foi acionada por profissionais de saúde após os pacientes darem entrada com sinais de envenenamento. Familiares relataram que os alimentos estavam com cheiro azedo, e a padaria chegou a devolver o dinheiro da compra após reclamação.

Médicos suspeitam de intoxicação por substâncias como Carbamato, Organofosforato ou até Toxina Botulínica, mas os exames que podem confirmar o agente causador ainda estão em andamento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp