Trabalhadores da saúde acima de 40 anos recebem 1ª dose da vacina

Trabalhares da saúde acima de 40 anos recebem a partir de hoje a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, tendo agendado antecipadamente no aplicativo Prefeitura 24 horas. Serão sete unidades espalhadas pela capital.

Quanto ao Plano Municipal de Vacinação, segue normalmente em 11 postos de atendimento. Os trabalhadores da saúde que vão receber a 2ª dose da AstraZeneca, terão atendimento em 2 postos na modalidade pedestre: Shopping Cerrado e Espaço Bem Estar da Unimed e também mediante agendamento pelo aplicativo.

Será aplicada a 2ª dose da vacina Coronavac em idosos com 67 anos ou mais nos drive-thrus do Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada, sem necessidade de agendamento.

Para se receberem a segunda dose, tanto os idosos quanto os trabalhadores da saúde precisam apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de endereço e da primeira dose. Já para a primeira aplicação do imunobiológico, os trabalhadores da saúde precisarão apresentar também o comprovante de vínculo empregatício. O atendimento em todos os postos será das 8 às 17h.

Postos de Atendimento por drive-thru para idosos:

• Shopping Passeio das Águas

Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras, Goiânia. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral.

• Estádio Serra Dourada

Endereço: Av. Fued José Sebba, 1170, Jardim Goiás

Postos de Atendimento Primeira Dose para profissionais da saúde a partir de 40 anos – pedestre, por agendamento:

• Centro de Saúde da Família (CSF) Guanabara I

Endereço: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Santa Rita

Endereço: Rua SR 1, 290 – Parque Santa Rita, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Recanto das Minas Gerais

Endereço: Rua Siena, s/n – St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Cidade Jardim

Endereço: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco

Endereço: Av. das Palmeiras, Bairro – s/n – São Francisco, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Ville de France

Endereço: R. Píres Figueiredo, s/n – Res. Ville de France, Goiânia – GO

• Centro de Saúde da Família (CSF) Novo Planalto

Endereço: R. Amadeus – Res. Mansões Paraíso, Goiânia – GO

Postos de Atendimento Segunda Dose da AstraZeneca para profissionais da saúde (quinta e sexta-feira) – pedestre, por agendamento:

• Shopping Cerrado

Endereço: Av. Anhanguera, 10790 – Aeroviário

• Espaço Sinta-se Bem Unimed

Endereço: Rua 15-A, 212 – Lt. 7, 8 e 9/19, 20 e 21 Q. Z – St. Aeroporto

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp