Trabalhadores terceirizados da PETROBRAS protestam por salários atrasados em Cubatão; estatal rescinde contrato – G1

Trabalhadores da terceirizada PETROBRAS protestam em Cubatão por salários atrasados; estatal rompe contrato

Funcionários estão em greve desde 9 de junho e denunciam demissões e suspensão de benefícios. A empresa LCD Engenharia se comprometeu, em audiência, a efetuar os pagamentos na sexta-feira (11).

Trabalhadores da terceirizada PETROBRAS protestam em Cubatão por salários atrasados [https://s01.video.glbimg.com/x240/13746624.jpg].

Uma parcela dos trabalhadores da LCD Engenharia, empresa terceirizada que prestava serviços de manutenção à PETROBRAS na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão [https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/cidade/cubatao/] (RPBC), realizou uma passeata nesta quinta-feira (10) para cobrar o pagamento de salários e benefícios atrasados. Em audiência de conciliação, a empresa se comprometeu a depositar os valores até sexta-feira (11).

Os profissionais dos setores de manutenção e construção estão em greve desde 9 de junho, alegando que os atrasos salariais são recorrentes. Ainda durante a audiência, a PETROBRAS informou que rescindiu o contrato com a LCD e que os trabalhadores serão reaproveitados por outras prestadoras de serviços que já atuam na RPBC.

Segundo os manifestantes, durante o período de greve e reivindicação, 180 funcionários foram demitidos pela LCD, restando 200 com contrato vigente.

Paulo Henrique foi demitido sem justa causa em 30 de junho e criticou a postura da empresa “Tem trabalhador esperando pela rescisão desde o dia 4 de junho. Quase 200 pessoas foram demitidas durante a greve, o que é ilegal”, afirmou. Ele citou o artigo 14 da Lei 7.783/89, que garante a legitimidade da greve em casos de descumprimento do acordo por parte do empregador.

A equipe de reportagem reportagem procurou a PETROBRAS, a LCD Engenharia e o Sintracomos, mas aguarda posicionamento.

ATRASOS CONSTANTES

1 de 1 Trabalhadores da empreiteira LCD Engenharia protestam em Cubatão, SP, por salários atrasados. — Foto: DE Santos

Um encarregado de obras da LCD, que preferiu não se identificar, afirmou que julho foi o segundo mês consecutivo de atrasos salariais. Segundo ele, no mês anterior, parte da equipe recebeu os pagamentos com 25 dias de atraso.

O salário referente a junho, que deveria ter sido depositado no dia 5 de julho, ainda não foi pago. Além disso, de acordo com ele, os trabalhadores denunciam que o depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está suspenso desde maio, o que pode configurar irregularidade trabalhista e gerar penalidades à empresa.

PASSEATA E REUNIÃO

Os funcionários se reuniram para protestar no Parque Anilinas e seguiram em caminhada pela Avenida 9 de Abril, em direção à refinaria. Em seguida, a categoria participou de um encontro com a liderança sindical na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos).

Durante a reunião, foi lida a ata da audiência realizada na terça-feira (8), na Justiça do Trabalho, e os profissionais receberam orientações sobre os próximos passos caso os pagamentos não sejam efetuados.

Segundo um dos trabalhadores, o sindicato informou que, se a empresa não regularizar os valores devidos, o desembargador responsável poderá determinar o bloqueio das contas da LCD Engenharia.

NOVA ASSEMBLEIA

O Sintracomos marcou uma nova assembleia para o próximo domingo (14), às 7h. Segundo a entidade, caso a LCD Engenharia regularize os pagamentos atrasados e disponibilize transporte para os funcionários, a greve poderá ser suspensa.

Durante os protestos, os trabalhadores também solicitaram que a PETROBRAS assuma a responsabilidade pelos empregos, já que os serviços prestados por eles são diretamente ligados à estatal. A reivindicação ocorre em meio à pressão sindical para que a petroleira utilize cláusulas contratuais que permitam o pagamento direto aos funcionários.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp