“Tráfico de cocaína atinge níveis alarmantes na Europa: tsunami branco se espalha”

“Apreensão de cocaína atinge níveis alarmantes em diversos países

A apreensão da substância entorpecente, conhecida como “tsunami branco”, tem origem na América Latina e se espalhou para a Europa. Nas nações do continente, a grande quantidade de cocaína vinda da América Latina tem sido denominada pelas autoridades locais de “tsunami branco”. As apreensões da droga proveniente da América Latina aumentaram consideravelmente neste ano na Europa, demonstrando que o mercado de entorpecentes está mais lucrativo do que nunca.

Com o mercado norte-americano saturado, a cocaína agora está invadindo a Europa, onde as organizações de tráfico buscam estabelecer e fortalecer sua atuação. Os traficantes utilizam métodos cada vez mais diversificados, tornando o combate ao entorpecente ainda mais desafiador.

A substância é transportada por via aérea e marítima, em diversos tipos de embarcações, que variam de barcos a vela a graneleiros. A droga é frequentemente escondida em cargas de banana ou lançada ao mar em sacos herméticos para evitar a detecção.

Recentemente, na Espanha, a polícia anunciou a interceptação de seu maior carregamento do ano: sete toneladas de cocaína, escondidas em contêineres enterrados em uma fazenda no sul de Sevilha. A carga foi transportada em “narcolanchas”, barcos semirrígidos de alta velocidade.

Em Portugal, a polícia apreendeu cerca de três toneladas e meia de cocaína nos porões de um navio cargueiro que transportava regularmente caixas de frutas entre a América Latina e a Europa. Com a cooperação da National Crime Agency (NCA) do Reino Unido, a substância estava destinada a vários países europeus.

Na França, a quantidade de cocaína apreendida dobrou este ano, atingindo 50 toneladas, mais que o dobro do ano anterior. A maioria das apreensões ocorreu em alto mar, nas Antilhas e na Guiana Francesa, com o objetivo de interceptar o fluxo da droga próximo aos países produtores e impedir sua chegada à Europa.

Apesar das ações para conter o tráfico, a descoberta de laboratórios de processamento nos países do Benelux e na Espanha indica uma tendência preocupante. Possivelmente, a pasta de coca está sendo enviada em seu estado bruto para ser processada quimicamente na Europa, aumentando a preocupação das autoridades.

Em parceria com a RFI, é possível encontrar mais reportagens sobre o tema. Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e mantenha-se informado. Acesse o canal de notícias no Telegram para receber todas as atualizações.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp