Tragédia em São Paulo: Passageiro morre após ficar preso entre trem e plataforma

Morte trágica: passageiro fica preso entre porta e plataforma de trem em SP
Uma morte trágica chocou passageiros da estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás, na zona sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (6). Um homem ficou preso entre a porta e a plataforma, e perdeu a vida após o trem seguir viagem.
A tragédia aconteceu por volta das 8h da manhã. ‘Todo mundo ficou desesperado e começou a chorar’, contou uma testemunha que estava no vagão. “A primeira porta do desembarque fechou, e a porta do trem com o rapaz. O trem passou por cima dele”.
As pessoas que estavam por perto gritaram alto na tentativa de alguém ouvir e parar o veículo, mas foi em vão. Os seguranças, que só chegaram algum tempo depois, tentaram afastar a multidão que se aglomerou no local e disseram para o maquinista seguir o percurso.
A ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, disse que “todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima, que não portava documentos, e de seus familiares para prestar o suporte necessário”.
A porta da plataforma é um mecanismo de segurança que impede os passageiros de sair do ponto de espera em direção aos trilhos enquanto o trem não estiver lá, parado e a postos para o embarque. Apenas no momento certo a porta se abre. Entre ela e o vagão existe um pequeno espaço, e foi nesse vão que o homem ficou preso pouco antes de morrer.
Um sinal sonoro avisa quando as portas da plataforma serão fechadas, o que serve de recomendação para os passageiros se afastarem. Existe um sensor que informa quando elas foram completamente fechadas (assim como acontece no elevador). As testemunhas dizem que, nesse caso, o sensor não funcionou e o trem acelerou.

Uma tragédia chocou passageiros da estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás, em São Paulo, na manhã desta terça-feira, 6. Um homem, cuja identidade ainda não foi revelada, morreu após ficar preso entre a porta do trem e a plataforma, sendo arrastado pelo veículo que seguiu viagem.

O acidente aconteceu por volta das 8h, quando, de acordo com testemunhas, o trem começou a se mover com o passageiro preso. “Todo mundo ficou desesperado e começou a chorar”, relatou uma testemunha. “A primeira porta do desembarque fechou, mas a porta do trem ficou com o rapaz. O trem passou por cima dele”, completou.

Apesar dos gritos de alerta dos passageiros para tentar parar o trem, a tentativa foi em vão. Os seguranças chegaram apenas algum tempo depois e, após afastar a multidão, orientaram o maquinista a continuar a viagem.

A concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação da linha, se pronunciou afirmando que está concentrada em identificar a vítima, que não estava com documentos, e localizar seus familiares para prestar o devido suporte.

O incidente ocorreu devido ao mecanismo de segurança da porta da plataforma, que impede o acesso aos trilhos antes que o trem esteja parado. Há um pequeno espaço entre a porta e o trem, e foi nesse vão que o homem ficou preso. As testemunhas alegam que o sensor que avisa o fechamento das portas não funcionou corretamente, e o trem seguiu viagem com a porta ainda não completamente fechada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp