Trajetória de sucesso de Jorge & Mateus: de meninos do interior a uma das maiores duplas do Brasil. Veja como tudo começou e os planos para o futuro.

trajetoria-de-sucesso-de-jorge-26-mateus3A-de-meninos-do-interior-a-uma-das-maiores-duplas-do-brasil.-veja-como-tudo-comecou-e-os-planos-para-o-futuro

De meninos do interior a uma das maiores duplas do país: veja a trajetória de Jorge e Mateus

Mateus contou que conheceu Jorge ainda na pré-adolescência durante um festival de música. Mas só anos depois que eles cantaram juntos pela primeira vez enquanto participavam de um churrasco.

A dupla de Goiás, Jorge & Mateus, comemora os 21 anos da dupla — Foto: Reprodução/Instagram de Jorge & Mateus

A dupla DE Goiás, Jorge & Mateus, comemora os 21 anos da dupla — Foto: Reprodução/Instagram de Jorge & Mateus

A dupla Jorge & Mateus comemora 21 anos de carreira com uma turnê especial em 2025, mas já anunciou uma pausa nos palcos em 2026 para se dedicar à família. Relembre a trajetória dos artistas que marcaram o sertanejo universitário no Brasil.

1. Como Jorge & Mateus se conheceram?
2. Como foi o início da carreira?
3. Qual foi o primeiro grande sucesso?
4. Como foram os primeiros 21 anos?
5. Qual o motivo da pausa?

COMO JORGE & MATEUS SE CONHECERAM?

Jorge e Mateus contam como se conheceram

Sendo ambos DE Itumbiara, no sul DE Goiás, Mateus contou que conheceu Jorge ainda na pré-adolescência. Em entrevista ao cantor Daniel no programa Viver Sertanejo, ele explicou que participava DE um festival na cidade aos 13 anos, onde cantava MPB.

De acordo com ele, Jorge estava no mesmo evento, e tinha 17 anos na época, em 1999. “A gente estava participando DE um festival DE música na cidade. Cantando MPB e outro gênero, só que individualmente. Ele já fazia parte da galera que está na faculdade, e eu estudantil”, declarou Mateus.

Jorge contou que estudava direito e planejava se tornar promotor DE Justiça, enquanto Mateus cursava agronomia. Segundo Mateus, eles foram unidos pela vontade de trabalhar e ter o próprio dinheiro, começando a fazer pequenas apresentações.

COMO FOI O INÍCIO DA CARREIRA?

Após se conhecerem, a dupla contou que começou a fazer pequenos shows. Bem humorado, quando questionados sobre o primeiro cachê por Pedro Bial, Jorge explicou que recebeu R$ 250, mas ficou devendo R$ 90 contando o consumo que tiveram no local.

Mateus contou que foi na garagem de casa, cedida por sua mãe, que a dupla gravou o seu primeiro MiniDisc (MD), com “Te Cuida Coração”.

Mateus destacou que a dupla continuou subindo degrau por degrau na carreira, com objetivos pequenos, mas sem deixar de apostar no sucesso.

QUAL FOI O PRIMEIRO GRANDE SUCESSO?

A dupla seguiu gravando desde 2005, e em 2007 gravaram seu primeiro DVD e álbum “Ao Vivo em Goiânia”. Entre os sucessos presentes na mídia e que ajudaram a alavancar a carreira dos artistas estava a música “Pode Chorar”, que se tornou hit na época e conquistou o primeiro Disco de Ouro da dupla.

Jorge destaca que o sucesso não aconteceu de forma repentina, e que sempre instrui novos artistas que é importante ter uma boa base e estudar a fundo sobre a profissão.

COMO FORAM OS PRIMEIROS 21 ANOS?

Em 2009, a dupla gravou seu segundo álbum ao vivo “O Mundo É Tão Pequeno”, e um ano depois lançaram seu primeiro álbum de estúdio “Aí Já Era”.

Apenas cinco anos após a gravação do primeiro DVD, Jorge & Mateus já estavam em seu quinto álbum, que marcou a ascensão internacional do sucesso da dupla, sendo gravado durante uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres, na Inglaterra. Nomeado “Live In London – At The Royal Albert Hall”, o lançamento de 2013 trouxe o segundo Disco de Ouro da dupla.

A influência da dupla no cenário continuou crescendo, conquistando o Prêmio Multishow de Música Brasileira – Voto Popular: Dupla do Ano em 2018, feito que se repetiu em 2020. Ao longo de 21 anos, a dupla gravou 18 álbuns.

QUAL O MOTIVO DA PAUSA?

A dupla anunciou a pausa na carreira para 2026, depois da turnê que comemora 21 anos de parceria. Segundo eles, o objetivo é tirar um ano sabático para ficar mais tempo com a família, pensar nos próximos passos da carreira e compor novas músicas.

Mateus destacou que é preciso ter um momento com os filhos, participando da rotina desde as pequenas coisas, como buscar na escola ou estar presente no dia a dia. Segundo ele, a pausa vai servir para trabalhar de uma forma mais tranquila nas próximas músicas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp