Transfer Ban da Fifa: Clube mineiro é punido por dívida na negociação de meia com passagens por Cruzeiro e Ponte Preta

A dívida do DE com um clube português por uma negociação de um meia com passagens por Cruzeiro e Ponte Preta foi responsável pela aplicação do transfer ban pela Fifa ao Alvinegro, estreante na Série B do Campeonato Brasileiro e integrante da elite do Campeonato Mineiro desde 2021. Com isso, o time está impedido de inscrever novos jogadores.

O meia Wallisson, que está de volta ao clube de São João del Rei em 2025, foi vendido pelo Moreirense, equipe que ocupa a oitava posição no Campeonato Português, ao Alvinegro no início de 2024 e fez parte da campanha do DE na conquista do Troféu Inconfidência do ano passado.

Como o pagamento não foi efetuado, a Fifa aplicou o transfer ban ao time mineiro no dia 7 de janeiro. Com isso, o Alvinegro está impedido de inscrever atletas até que a pendência financeira seja solucionada. Os valores não foram oficializados pelo DE, mas o ge apurou que o débito gira em torno de R$ 4 milhões.

O ge pediu posicionamento ao Moreirense, mas ainda não recebeu retorno. A matéria será atualizada se o clube enviar resposta.

A reportagem entrou em contato com o DE para atualizar a situação. De acordo com a comunicação do time mineiro, a nota publicada no dia 7 de janeiro segue valendo. Nela a SAF de São João del Rei alega que o pagamento não foi efetuado em razão de uma “questão sistêmica”. O clube afirmou ainda que havia solicitado os dados necessários para fazer o pagamento ainda no dia 7 de janeiro, terça-feira, para regularizar a situação.

Ex-Democrata GV e Volta Redonda, Wallisson foi vendido pelo Cruzeiro ao Moreirense em 2023. Posteriormente, o atleta foi negociado com o DE em janeiro de 2024. No meio do ano passado, o Esquadrão emprestou o jogador ao América-MG. Com o fim do contrato, o atleta retornou ao DE para a disputa das competições de 2025.

O DE Club SAF informa que, em decorrência de uma questão sistêmica no pagamento de uma negociação, o clube foi inserido no sistema de transferências da FIFA. Esclarecemos que, até o momento, não recebemos qualquer notificação formal por parte da FIFA ou da CBF sobre o caso, que ainda se encontra em estágio inicial. O DE já solicitou os dados necessários para a regularização do pagamento, que será processado ainda hoje. Reforçamos que o ocorrido não terá qualquer impacto no registro de novas contratações para o Campeonato Mineiro, e seguimos com nosso planejamento inalterado. O DE mantém seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normativas do futebol nacional e internacional.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meia mais jovem do Cruzeiro na Copinha ganha destaque após surgir em clube de Gusttavo Lima – Confira!

Mais jovem do Cruzeiro na Copinha, meia ganha minutos após surgir em clube de Gusttavo Lima

Akiles tem 16 anos e começou a Copinha como titular, após período de ausência para trabalhos de equilíbrio muscular. O De aguarda a definição do adversário na segunda fase da Copinha, após fazer sete pontos na primeira fase. Campanha com a participação de Akiles. O jogador, que chegou do Paranavaí, clube gerido por Gusttavo Lima, é o mais jovem da delegação mandada a São Carlos.

Nascido em março de 2008, Akiles tem apenas 16 anos e pode jogar pela categoria sub-17 até o fim deste ano. No entanto, a integração ao time sub-20 já estava prevista desde a contratação, que aconteceu no meio de 2024. O início dos trabalhos na Toca da Raposa demorou um pouco mais do que o previsto, já que Akiles passou por trabalhos de fortalecimento e equilíbrio muscular. Ele chegou à Toca em julho, mas só estreou pelo time sub-17 no início de novembro.

O meio-campista iniciou a trajetória no banco de reservas, mas foi titular nos três jogos finais da temporada, com um gol marcado. Inscrito na Copinha, que pode ser disputada por jogadores nascidos até 2004, Akiles não estava cotado para ser titular, mas começou a competição nesta condição. Atuou no primeiro tempo dos dois primeiros jogos e foi acionado no segundo tempo da partida final da fase de grupos, atuando como meia e se aproximando do lado direito de ataque.

Com o De, o jogador assinou contrato de cinco temporadas. A Raposa adquiriu 70% dos direitos econômicos. O Paranavaí ficou com o restante. O jovem acumula passagens também pelas categorias de base do Atlético-GO, clube que defendeu no Brasileiro Sub-17 do ano passado, antes de chegar ao Paranavaí, no início de abril. O jogador estava inserido ao profissional do clube gerido por Gusttavo Lima para disputa da Segunda Divisão do Paranaense, mas chegou ao De para as categorias de base inicialmente.

Assista: TUDO SOBRE O DE NO GE, NA GLOBO E NO SPORTV. Cruzeiro faz 3 a 0 no Praia e segue na liderança da Superliga. Com jogadoras de seleção, Cruzeiro apresenta time para 2025. Resenha! A pré-temporada descontraída do De nos Estados Unidos. Confira mais notícias do De e fique por dentro de tudo que acontece no clube.

No podcast GE Cruzeiro, você pode ouvir análises, entrevistas e muito mais sobre o time. Não perca nenhum detalhe da trajetória de Akiles e de todo o elenco do De. Siga acompanhando as novidades e torcendo pelo sucesso do mais jovem talento do clube na Copinha. Junte-se à torcida e apoie o Cruzeiro em mais uma etapa decisiva da competição.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp