Press "Enter" to skip to content

Transferências via DOC se encerram nesta segunda-feira, 15

Última atualização 15/01/2024 | 11:34

Encerra, nesta segunda-feira, 15, a realização de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC) pelas instituições financeiras associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Até às 22h de hoje, as instituições financeiras vão oferecer o serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. 

Sendo assim, o prazo máximo de agendamento feito hoje ainda por DOC é o dia 29 de fevereiro de 2024, quando o sistema será encerrado definitivamente no País. Nesta mesma data, encerra o prazo para que os bancos processem os agendamentos enviados pelos clientes. 

Um levantamento realizado pela Febraban aponta que apenas 0,05% do total de transações feitas no primeiro semestre de 2023 foram via DOC, sendo apenas 18,3 milhões entre as mais de 37 bilhões de transações totais feitas nos seis primeiros meses do ano passado. 

Com esse número, as transações feitas via DOC ficaram atrás das transações feitas por cheque, 125 milhões, por TED, 448 milhões, por boleto, 2,09 bilhões, por cartão de débito e de débito, 8,4 bilhões cada, e por PIX, mais frequente, com 17,6 bilhões de transações no mesmo período. 

De acordo com comunicado da Febraban, outra operação também será encerrada juntamente com o DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), que é realizada exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios aos funcionários. 

Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, no comunicado da entidade.