Press "Enter" to skip to content

Transformadores de energia viram peças de arte urbana

Última atualização 17/07/2023 | 15:32

Transformar transformadores de energia em peças de arte. A redundância é proposital e traduz o conceito da intervenção urbana “Transformadores do Amanhã”, assinada por Bruna Brom. A artista visual repaginou transformadores verdadeiros para criar as obras espalhadas em pontos estratégicos de Goiânia: os parques Vaca Brava (St. Bueno), Bosque dos Buritis (St. Oeste), Jardim Botânico (St. Pedro Ludovico) e Campininha das Flores (St. Campinas).

Por meio de linguagem artística e objetos conectados ao imaginário popular, cada uma das obras contam histórias conectadas a problemas comuns na distribuição de energia das cidades – muitas vezes causados por usuários do sistema – e que podem comprometer a qualidade da transmissão e a segurança da população.

São quatro instalações, cada uma representando temas relacionados aos riscos causados por pipas nas redes elétricas; os cuidados e a necessidade da poda de árvores correta e responsável; os perigos e os prejuízos do furto de energia, o famoso gato; e o roubo de transformadores e fios de cobre para venda no mercado clandestino, crime comum principalmente no interior do estado.

A peças podem ser conferidas, com interatividade, de 18 a 28 de julho. Cada equipamento conta também com um QR code que poderá ser acessado por qua

lquer smartphone, levando a um filme de orientação com dicas de ações responsáveis e simples que podem contribuir para melhorar todo o sistema de distribuição de energia da capital.

Inspiração

A artista visual transforma algo inanimado e quase imperceptível em algo próximo, palpável. “Os transformadores estão na vida de todo mundo e, mesmo assim, virou paisagem urbana, quase invisíveis. Tirá-los do seu contexto e da sua função e aproximá-los das pessoas foi muito instigante e inspirador. Então, a ideia de torná-los mais próximo e tátil foi natural”.

Para Bruna Brom, os moradores de Goiânia são agentes fundamentais na transformação da consciência. “A intervenção artística em cada transformador tem o papel de criar uma conexão com o indivíduo que possibilite ele, então, reconfigurar a sua rel(ação) pessoal com o ambiente que o cerca. A arte tem esse poder”, afirma.

A campanha é uma iniciativa da ELCOP Engenharia, empresa parceira da Equatorial e responsável pela instalação e manutenção do sistema de distribuição de energia em grande parte de Goiânia. A idealizadora da campanha é a LikeU Comunicação e tem apoio institucional da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (Amma), Equatorial Energia Goiás, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.