Após 4 adiamentos, a transição do Riocard para o sistema Jaé será realizada de forma gradual, conforme anunciado pela DE do Rio. O início do novo sistema está previsto para dia 1º de julho. Inicialmente, a substituição completa do Riocard pelo Jaé estava programada para julho de 2024.
Segundo informações da Prefeitura, a transição para o Jaé será feita por etapas após os quatro adiamentos ocorridos. A Secretaria Municipal de Transportes ainda não divulgou o cronograma completo para a implantação.
O último adiamento aconteceu em janeiro deste ano, quando o prefeito Eduardo Paes comunicou que a mudança seria concluída até 1º de julho. A principal razão apontada pelo município para os adiamentos foi a falta de integração com o metrô, trens e barcas, além de uma mudança no comando da empresa responsável.
De acordo com o Portal da Transparência da Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR), apenas 15% dos passageiros utilizaram o Jaé, enquanto 85% ainda optaram pelo Riocard. Segundo a SMTR, até o momento, 1,3 milhão de cartões Jaé foram emitidos, com outros 165 mil aguardando retirada e 47 mil em fase de produção.
As lojas do Jaé estão presentes em diversas regiões da cidade, permitindo a retirada do cartão, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. Apesar disso, alguns passageiros relataram dificuldades em obter o cartão e problemas de funcionamento, levando-os a retornar ao uso do Riocard.
O impasse em relação à integração do Jaé com os transportes geridos pelo Governo do Rio de Janeiro ainda persiste. A Prefeitura envio um acordo de cooperação técnica ao estado, aguardando assinatura, enquanto o estado propôs um novo modelo de bilhetagem eletrônica integrado, em discussão em uma ação civil pública.
Apesar das dificuldades iniciais, o Jaé segue sendo implementado gradualmente no transporte público do Rio de Janeiro, visando aprimorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso dos passageiros ao sistema de bilhetagem eletrônica. Caso ocorram problemas com o cartão, a orientação é entrar em contato com o atendimento para solução.