Press "Enter" to skip to content

Trânsito já matou quase 500 goianos em quatro meses de 2022

Última atualização 05/05/2022 | 07:26

Dados disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) mostram que 497 pessoas perderam a vida no trânsito de Goiás apenas em 2022. O número já representa 30% do total de óbitos do tipo registrados em 2021, que foi de 1.615.

Até agora, já são 28,4 mil acidentes de trânsito em Goiás, sendo a maioria, cerca de 10,4 mil, em Goiânia. Além disso, na Capital, 45 pessoas vítimas de acidentes em 2022. Destas, 30 estavam em motos, seja como condutores ou como passageiros – cerca de 67% do total -, segundo dados da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito (Dict). Outras seis pessoas foram atropeladas, cinco eram ciclistas e as outras quatro estavam em carros.

Os motociclistas e passageiros de motos também foram maioria dos que morreram por acidente em 2021. Do total de 216 óbitos, 59% foram de pessoas que estavam em motocicletas.

Maio Amarelo

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) anunciou, durante o lançamento da campanha de ações educativas Maio Amarelo, nesta terça-feira (3), que está formando professores da rede pública de ensino com o curso de examinadores de trânsito. O objetivo final é, segundo o departamento, que seja criada uma disciplina de trânsito nas escolas, durante o ensino médio.

No mês da campanha que conscientiza sobre o cuidado no trânsito, o Detran anunciou que fará blitz, palestras e ações educativas em diferentes municípios. A programação será divulgada semanalmente.

Nesta quarta-feira (4), a Prefeitura de Goiânia lançou a campanha Maio Amarelo deste ano. O tema central é “Eu respeito a faixa, juntos salvamos vidas”. Segundo o Paço, foram disponibilizadas mídias, como vídeos e peças publicitárias, para que a população possa compartilhar. O foco, como o nome indica, é nas faixas de pedestres, especialmente as que não têm semáforos.

A prefeitura da capital também informou que fará ações educativas em escolas municipais e blitz educativas, com objetivo de levar à mudança de comportamento no trânsito.