Árvore de 80 anos e 60 toneladas transplantada em SC
No decorrer de uma operação que se estendeu por três dias em Blumenau, Santa Catarina, uma imensa árvore de 80 anos de idade, com 22 metros de altura e mais de 60 toneladas foi transplantada. O procedimento envolveu cerca de 15 profissionais e foi conduzido pelo arborista Flávio Mendes. O objetivo do replantio foi abrir caminho para a construção de um empreendimento na região.
Flávio Mendes destaca a complexidade da operação e menciona que a movimentação de árvores desse porte é algo raro no Brasil. Com a estrutura de ferro e o torrão que acompanhava as raízes, a árvore alcançou a marca de 67 toneladas. Foi necessária a utilização de um guindaste com capacidade superior a 200 toneladas para realizar a transferência, que foi previamente autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente e pela prefeitura de Blumenau.
O processo de transplante de árvore consiste em retirar a planta de seu local de origem, preservando o torrão e as raízes, e replantá-la em outro espaço, visando garantir sua sobrevivência e integridade. Durante o procedimento, quase 10 mil litros de água foram utilizados para irrigação, além de mais de 30 m³ de terra e 12 m² de composto. São números expressivos que evidenciam a grandiosidade da operação.
Para que o transplantio fosse bem-sucedido, foram realizados estudos de viabilidade ao longo de mais de um ano. Especialistas analisaram a saúde da árvore, as condições dos locais de origem e de destino, bem como a logística necessária para a execução do procedimento. Em etapas prévias, a árvore passou por uma poda técnica e por um processo de “desmama” para minimizar o estresse durante o transplante.
Na fase final, uma estrutura metálica foi instalada abaixo da base para preservar o torrão ao ser erguida. A árvore foi estabilizada com cabos de aço, teve suas últimas raízes cortadas e foi conduzida até o novo local pela ação do guindaste. Uma vez transplantada, a árvore recebeu o estaiamento definitivo para assegurar sua fixação e adaptação ao novo ambiente. A experiência certamente contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de transplante de árvores em larga escala.