Novo transformador gigante de 250 toneladas começa a ser transportado em PE; saiba por onde ele vai passar
Equipamento vai percorrer um trajeto de 380 quilômetros, partindo do Porto de Suape, no Grande Recife, até o parque eólico de Nova Palmeira, na Paraíba.
O segundo transformador de energia de grande porte vai passar por Pernambuco a partir desta terça-feira (29). O equipamento, com 250 toneladas e 11,2 metros de comprimento, inicia sua jornada do Porto de Suape, no Grande Recife, até o parque eólico de Nova Palmeira, na Paraíba.
Identificado como um transformador de energia eólica, o equipamento produzido na China será transportado em um comboio de 114 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,20 metros de altura. A base que suporta o transformador é composta por 44 eixos e 388 pneus, totalizando 600 toneladas no transporte.
Operado pela empresa Saraiva, o transformador gigante seguirá a uma velocidade média de 5 a 6 quilômetros por hora durante o percurso. A saída do Porto de Suape estava agendada para as 23h desta segunda-feira (28), e o trajeto terá início pela PE-09, seguindo pela via pedagiada Rota do Atlântico até a BR-101.
O transporte do transformador na BR-101, em Pernambuco, tornou-se assunto de interesse, atraindo a curiosidade de muitas pessoas que acompanharam sua passagem. Durante o percurso, festas com churrasco foram organizadas por espectadores, gerando memes na internet.
A Rota do Atlântico informou que a via será bloqueada das 2h às 6h desta terça para facilitar o transporte do transformador, com a alternativa para os motoristas se deslocarem pela PE-60. A Polícia Militar e a concessionária Rota do Atlântico serão responsáveis pela escolta do comboio pela PE-09.
A previsão é que o trajeto pela BR-101 tenha início às 5h da quinta-feira (1º), partindo do quilômetro 94 no Cabo de Santo Agostinho. Durante o translado na rodovia federal, estão programadas interdições em nove pontos específicos, com a presença de 12 viaturas e oito motocicletas da Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança. Os motoristas terão rotas alternativas disponíveis durante o transporte do transformador de energia de grande porte.