Transporte Coletivo: redução de 53% no número de passageiros em Goiânia

Nesta terça-feira, 23, no primeiro dia de implantação da medida sanitária de restrição no transporte coletivo, que prevê o embarque prioritário somente para os trabalhadores de serviços essenciais foi registrada uma diminuição de 40,6% no fluxo de passageiros na Região Metropolitana de Goiânia durante os 90 minutos de bloqueio nesta manhã, comparada a terça-feira da semana anterior. Durante o horário de maior fluxo, às 6 horas, a redução atingiu 53%, comparando as 12.657 pessoas que embarcaram hoje, 23, com as  26.939 que usaram o transporte no mesmo horário na terça-feira, 16. A ação é  inédita no país.

“Hoje vocês já estão vendo aquilo que era um desafio para todos, o problema do transporte coletivo, e nós estamos conseguindo resultados positivos. Lógico que tem alguns problemas, mas nós já conseguimos diminuir aquele fluxo desordenado”, declarou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta manhã em entrevista coletiva depois de tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

A restrição do embarque nos horários de pico da manhã e da tarde foi definida pelo governador apoiado pelos prefeitos dos municípios da Região Metropolitana, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), empresas e Ministério Público, em uma articulação feita pela Secretaria-Geral da Governadoria (SGG).

A restrição é feita por meio do bloqueio eletrônico dos cartões de embarque, liberando apenas os trabalhadores de atividades essenciais cadastrados. A ação ocorre das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às 18h15, valendo até a próxima terça-feira, 30, quando é encerrado o período de restrição das atividades econômicas estipulado no decreto estadual. 

Até cerca de 8h30, haviam sido feitos 70.356 cadastros, sendo 2 mil apenas hoje. Destes, 41.364 usuários anexaram os documentos solicitados e 28.992 apresentaram justificativa.

Conforme os dados do Consórcio RedeMob, em Goiânia a redução de passageiros no intervalo de 90 minutos referente ao pico da manhã foi de 39,5%. Em Aparecida de Goiânia, 38,8%. 

O cadastros de trabalhadores de serviços essenciais ou de pessoas em atividades essenciais pode ser feito pelo site www.rmtcgoiania.com.br/embarqueprioritario. Nos casos de problemas, o usuário deve ligar para o número 0800 648 2222, disponível para esclarecer dúvidas.

Saiba como se cadastrar

  1. Entrar no portal www.rmtcgoiania.com.br/embarqueprioritario por computador ou celular
  2. Preencher com os dados do CPF e o ramo de atividade essencial que deverá ser selecionado numa lista
  3. Adicionar a imagem do documento de trabalho (carteira de trabalho, crachá ou declaração do empregador
  4. Caso não tenha comprovação, o usuário deve escrever uma justificativa para o pedido
  5. Aceita que leu e concorda com o termo de acesso e adesão
  6. Clica em finalizar o cadastro
  7. Em no máximo duas horas depois o cadastro será liberado para viajar nos horários de pico.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos