Transtornos de saúde mental aos 75 anos podem afetar metade da população

Um recente estudo global liderado por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade Harvard, nos EUA, revela que uma em cada duas pessoas desenvolverá pelo menos um distúrbio de saúde mental em algum momento de suas vidas. Os resultados apontam para uma alta prevalência de distúrbios de saúde mental, com 50% da população desenvolvendo pelo menos um transtorno até os 75 anos.

A descoberta foi baseada na análise de mais de 150 mil adultos em 29 países, durante um período de 21 anos, de 2001 a 2022, utilizando dados da Pesquisa Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde.

A análise também revelou que a maioria desses distúrbios tende a surgir pela primeira vez na infância, adolescência ou início da idade adulta, com o pico de idade de início ocorrendo aos 15 anos e uma idade média de início de 19 anos para homens e 20 anos para mulheres, conforme destacou o professor John McGrath, da Universidade de Queensland.

Entre os transtornos de saúde mental mais comuns entre as mulheres, destacam-se a depressão, a fobia específica (uma ansiedade incapacitante que interfere na vida diária) e o estresse pós-traumático (TEPT). Já entre os homens, os três distúrbios mais frequentes são o abuso de álcool, a depressão e a fobia específica.

O professor Ronald Kessler, da Escola de Medicina de Harvard, enfatiza a necessidade de investir em serviços de saúde mental com foco particular nos jovens. Ele ressalta que esses serviços precisam ser capazes de detectar e tratar transtornos mentais comuns prontamente, sendo otimizados para atender os pacientes nas fases críticas de suas vidas.

A pesquisa, publicada na revista The Lancet Psychiatry, oferece insights essenciais para a compreensão dos desafios relacionados à saúde mental em escala global. Com essa nova compreensão, espera-se que políticas e programas adequados sejam implementados para lidar com a crescente demanda por apoio psicológico e tratamento eficaz.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos