Press "Enter" to skip to content

“Tratamos a vida do cidadão com seriedade e respeito”, diz Gracinha Caiado em Catalão

Última atualização 18/10/2023 | 16:35

Em atenção às famílias mais vulneráveis, o Governo de Goiás levou, nesta quarta-feira, 18, uma série de serviços a Catalão. Liderada pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, a ação atendeu demandas locais, com emissão de documentos, serviços de saúde e oferta de empregos. No evento, também foram entregues 911 cartões com auxílio financeiro a mães e a pessoas idosas.

“Tratamos a vida do cidadão com seriedade e respeito. Para isso, tenho rodado todos os municípios do estado com um único objetivo que é cuidar das pessoas”, afirmou.

A programação na cidade contemplou 858 beneficiárias do programa Mães de Goiás, iniciativa que fornece R$ 250 mensais para mães de crianças com idade entre zero e seis anos. O programa, criado em agosto de 2021, já beneficiou mais de 140 mil mulheres de Goiás, inscritas no CadÚnico e na faixa de extrema pobreza. O valor é destinado à compra de alimentos, medicamentos e gás para as famílias.

Foram entregues também 53 cartões do Programa Dignidade, que repassa R$ 300 por mês a idosos na faixa etária entre 60 e 64 anos. Entre os critérios para ser beneficiário do Dignidade, além da idade, o morador deve ser inscrito no CadÚnico, não pode estar aposentado nem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Gracinha Caiado reiterou que as ações sociais são estruturadas estrategicamente em conjunto com cada município.

“Temos trabalhado todos os dias em parceria com as prefeituras e mostramos que, juntos, podemos fazer muito mais pelas cidades e pelas pessoas que mais precisam”, declarou.

Para ela, as medidas são efetivas e refletem a responsabilidade da gestão. “Vocês já podem sair direto e ir às compras, porque o dinheiro está na conta sim. Com respeito a cada um de vocês”, acrescentou.

CARTÕES

O Governo do Estado distribuiu mais de 27 mil cartões do Goiás Social nas últimas semanas em ações que contemplaram Trindade, Valparaíso de Goiás, Planaltina, Formosa, Bela Vista de Goiás, Luziânia, Anápolis e Goiânia.

Para Paloma Barbosa de Lima, 24 anos, moradora da cidade, o benefício vem em boa hora para ajudar na alimentação dos dois filhos. “Sou sozinha e como ainda tenho um bebezinho, esse dinheiro vai ajudar bastante. Vai para farmácia, para o leite”, detalhou.

Também contemplada, Raquel de Mesquita Ferreira, 25 anos, mãe de um bebê de 1 ano e 7 meses, contou que está desempregada e tem dependido de doações. “Vai me ajudar muito, vou comprar leite para meu filho, comida”, afirmou.

GOIÁS SOCIAL

O evento do Goiás Social, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social (Seds), Saúde e da Retomada, Vapt-Vupt, Polícia Civil e OVG, ofereceu diversos serviços gratuitos aos moradores de Catalão. Quem compareceu ao evento pôde tirar o Passaporte do Idoso, Carteirinha do Autista e Carteirinha do Deficiente.

Além disso, teve a oportunidade de realizar corte de cabelo, fazer recadastramento de aposentados, emitir registro civil, tomar vacinas, aferir a pressão, ser encaminhado para vagas do Mais Emprego e realizar inscrição em cursos de capacitação e qualificação profissional do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec).

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realizou a distribuição de donativos a moradores e entidades. Entre os itens doados estão cadeiras de rodas e de banho, fraldas geriátricas e infantis, bengalas, leite especial, colchões, kit enxoval para bebês e muletas