Press "Enter" to skip to content

TRE começa a movimentar para organizar seções eleitorais em Goiás

Última atualização 27/10/2022 | 15:58

Até o próximo sábado, 29, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá ter organizado 2.443 seções eleitorais em Goiás. A força-tarefa para conferir e instalar urnas nas escolas e creche está previsto para começar a partir desta sexta-feira, 28. O trabalho é relativamente rápido, apesar de incluir teste nos equipamentos.  Em regiões com mais dificuldades logísticas, a organização tem início dias antes do pleito, como na região dos Kalunga, na Chapada dos Veadeiros.

As aulas na rede pública estadual e municipal de Goiânia não foram suspensas, segundo informações das respectivas assessorias de imprensa. Na capital, as escolas são repassadas para a Justiça Eleitoral no sábado, 29. Em Aparecida de Goiânia, os estudantes não terão aula nesta sexta devido ao feriado do dia do Servidor Público.

A montagem dos locais está a cargo de 70 pessoas divididas em duplas para organizarem quatro a cinco locais de votação. Os equipamentos ficam lacrados, mas passam por testagem em um procedimento que dura cerca de três minutos. Eles ligam, checam as teclas, baterias das urnas e tomadas do prédio e depois desligam novamente. Caso haja algum problema, o aparelho é substituído. 

Em Goiás, há 4.870.354 cidadãos aptos a escolher os candidatos a mandatos eletivos. Somente na capital há 355  seções que contemplam 1.032.004 de eleitores. A votação ocorrerá entre 8h e 17h e depende de apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória, assim como o título de eleitora na versão impressa ou tradicional. O transporte público coletivo será liberado durante todo o dia para facilitar a locomoção das pessoas até os locais de votação, o que deve reduzir a abstenção comparada ao primeiro turno no estado.