TRE organiza corrida pela democracia em Goiânia

“A Corrida da Democracia também tem a finalidade de juntar as famílias, as crianças, além de oferecer toda essa integração entre a sociedade e Justiça Eleitoral goiana”

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) realiza, no dia 24 de outubro, a Corrida pela Democracia. A largada é às 18 horas na Praça Cívica. O evento ocorre no mesmo dia do aniversário de Goiânia. A grande novidade é a modalidade para cadeirantes. As inscrições custam R$ 60 e podem ser realizadas no site Ticket Run até o dia 20 de outubro. Serão duas modalidades, a de 5 e 10 quilômetros. A modalidade mais curta pode ser disputada por pessoas acima de 16 anos. Já os 10 km podem ser percorridos apenas por maiores de idade. Idosos, ou seja, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, recebem desconto automático, na inscrição.

Essa é a primeira atividade esportiva realizada pelo Tribunal. O objetivo é lembrar os eleitores sobre a importância do voto consciente. “A Corrida da Democracia também tem a finalidade de juntar as famílias, as crianças, além de oferecer toda essa integração entre a sociedade e Justiça Eleitoral goiana”, explica Hamilton Oliveira, responsável pela Assistência da Qualidade do TRE/GO.

A população de goiana poderá conhecer as ações e serviços que são realizados pelo órgão, durante o evento: Eleições Limpas, Eleições Verdes, Eleitor do Futuro, Mesário Voluntário. Também será organizada uma feira de saúde com serviços de aferição de pressão, glicemia, massagem, verificação da idade biológica, bioimpedância. Além disso, médicos, nutricionistas, psicólogos e psicopedagogos, participam do evento, com informações sobre vida saudável. As crianças também recebem atenção nas atividades, com pula-pula e brinquedoteca. Além disso, será feita a distribuição de livros e roupas para crianças carentes. A banda Samba Boom vai tocar um repertório de samba durante o evento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp