Press "Enter" to skip to content

Trecho da BR-153 em que ônibus caiu de ponte deve ser liberado neste domingo, 23, em Aparecida

Após mais de três meses interditada, a ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio, na BR-153, km 508, sentido norte, em Aparecida de Goiânia, deve ser liberada para o tráfego de veículos neste domingo, 23. O local da interdição é o mesmo onde houve acidente com um ônibus interestadual, em dezembro de 2021, que causou a morte de seis pessoas e deixou dezenas de feridos.

Representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Concessionária Triunfo Concebra realizam, nesta sexta-feira, 21, uma inspeção conjunta para avaliar a finalização da obra no local. 

Os trabalhos para a reparação na ponte contou com mais de 90 profissionais diretos e indiretos nas diversas etapas que envolveram a construção da ponte, no sentido norte. Como estrutura, a ponte possui 12 vigas longarinas de 30 metros, além de laje de aproximação de 6 metros em cada lado da ponte em concreto armado, totalizando 42 metros de obra.

Para sustentação da ponte sobre a pista norte, houve a cravação de mais de 920 metros de perfis metálicos que compõem a estrutura da fundação. A obra foi realizada para a entrega aos motoristas antes do período chuvoso do final do ano. A sinalização vertical e horizontal da pista sentido norte foi refeita.

Além da implantação de defensas metálicas e a construção de passeio e passarela lateral a estrutura da ponte, o que irá conferir também mais segurança aos pedestres que transitam pelo local. Com a entrega da ponte no km 508, a concessionária iniciou a canalização do córrego sob a ponte. Nessa etapa não haverá interdições de tráfego.

Segundo a concessionária, a iniciativa para a construção das pontes é em razão do grande adensamento urbano no entorno do Córrego Santo Antônio e a impermeabilização do solo nessas regiões, que contribuíram exponencialmente para o aumento no volume de água, resultando na falta de capacidade de vazão das galerias existentes, comprometendo as estruturas de fundações e aterros.