Press "Enter" to skip to content

Trem colide contra transporte coletivo no DF e uma passageira vai à óbito

Última atualização 18/11/2023 | 12:19

Na tarde desta sexta-feira, 17, um trem de carga se chocou contra um ônibus no Distrito Federal (DF), levando uma passageira à óbito. Segundo a Agência Brasil, o acidente aconteceu no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e foi registrado por um motorista de carro de passeio que estava próximo à linha do trem. 

Nas imagens do registro, é possível ouvir o trem apitando para avisar o ônibus que atravessava a linha do trem em baixa velocidade. O motorista do transporte coletivo chega a acelerar após o aviso do condutor do trem, mas não foi suficiente para evitar a colisão entre os veículos. 

Em nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lamentou o ocorrido e informou que o motorista do ônibus avançou “em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária”. 

A ANTT informou ainda que a concessionária já foi acionada para que as responsabilidades do acidente sejam apuradas e, dentro de 30 dias, deverá apresentar um laudo à agência reguladora. 

A Agência também explicou que contrato de concessões “não contêm a obrigação de implantação de Passagem em Nível (PN) automáticas (com cancelas e sistema de travas)” e que no trecho onde aconteceu o acidente a sinalização é do tipo passiva, contendo elementos de sinalização vertical e horizontal, considerada adequada para o tráfego no local.