Press "Enter" to skip to content

Três cidades de Goiás estão entre as 100 melhores em saneamento básico

Última atualização 21/03/2023 | 10:01

Um estudo do Instituto Trata Brasil com a GO Associados teve sua publicação nesta segunda-feira, 20. O levantamento apontou o ranking das 100 cidades brasileiras com melhor saneamento básico. O estado de Goiás possui três representantes: Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, sendo que a Capital se encontra entre as 25 melhores.

Saneamento básico em Goiás e no Brasil

A cidade goiana mais bem posicionada no ranking de saneamento básico é Goiânia, na 22ª posição. Anápolis, por sua vez, aparece em 46º lugar, logo acima de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre, respectivamente. Por fim, Aparecida de Goiânia surge na 52ª colocação, à frente de municípios como Florianópolis (59º) e Natal (73º).

Apesar de ainda se encontrar entre as 50 cidades de melhor saneamento básico do Brasil, Anápolis perdeu 11 posições de um ano para o outro. No levantamento de 2022, o local se encontrava na 35ª colocação, e em 2023 foi o município que mais caiu no ranking das 100 melhores.

No topo geral da lista, está São José do Rio Preto, no interior paulista. Completando o top 10, estão as seguintes cidades: Santos (SP), Uberlândia (MG), Niterói (RJ), Limeira (SP), Piracicaba (SP), São Paulo (SP), São José dos Pinhais (PR), Franca (SP) e Cascavel (PR).

Já as dez piores são, na ordem: Macapá (AP), Marabá (PA), Porto Velho (RO), Santarém (PA), São Gonçalo (RJ), Belém (PA), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Várzea Grande (MT) e Ananindeua (PA).