Três goianos são selecionados para Teste Público de Segurança da Urna

Três goianos estão entre os selecionados para participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPS). Guilherme Henrique dos Santos, de Damolândia; Jhonatha William Fernandes Souto, de Uruaçu; e Breno Rangel Borges Marchetti, de Senador Canedo, estão na lista anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos 78 investigadores e investigadoras que passaram pela fase de pré-inscrição.

O evento está programado para ocorrer de 27 de novembro a 1º de dezembro na sede da Corte, em Brasília. Este ano, o TPS bateu recorde de pré-inscrições, atingindo o dobro do número registrado na sexta edição do teste, realizada em 2021, quando 39 indivíduos e grupos foram selecionados para participar. A lista final inclui 28 pré-inscrições individuais, além de 50 inscrições de grupos, compreendendo 17 mulheres e 61 homens.

Os investigadores com pré-inscrições aprovadas agora deverão submeter seus planos de testes no período de 9 de outubro a 3 de novembro. A publicação das inscrições efetivamente aprovadas será feita em 6 de novembro.

Colaborando para a Democracia

O Teste Público de Segurança da Urna 2023 tem como objetivo reunir especialistas interessados no evento para colaborar com a Justiça Eleitoral na melhoria do sistema eletrônico de votação e apuração, que será utilizado nas Eleições Municipais de 2024. Essa iniciativa visa fortalecer a democracia.

Próximas Etapas

Seguindo o edital de convocação do Teste Público, a participação como investigador individual ou em grupo passa por uma seleção prévia, dividida em etapas: aprovação da pré-inscrição e, em seguida, da inscrição; além da disponibilidade orçamentária e de um sorteio público.

Se o número de participantes com inscrições aprovadas ultrapassar o limite estipulado no edital, a Comissão Reguladora fará uma seleção entre as inscrições aceitas, priorizando a relevância dos planos de testes para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação. Em caso de empate, um sorteio público será realizado. No entanto, a Comissão Avaliadora poderá, a seu critério, selecionar os planos de testes de até dois participantes, tanto individuais quanto de grupos, que não tenham sido sorteados.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos