Press "Enter" to skip to content

Três goianos são selecionados para Teste Público de Segurança da Urna

Última atualização 15/09/2023 | 10:00

Três goianos estão entre os selecionados para participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPS). Guilherme Henrique dos Santos, de Damolândia; Jhonatha William Fernandes Souto, de Uruaçu; e Breno Rangel Borges Marchetti, de Senador Canedo, estão na lista anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dos 78 investigadores e investigadoras que passaram pela fase de pré-inscrição.

O evento está programado para ocorrer de 27 de novembro a 1º de dezembro na sede da Corte, em Brasília. Este ano, o TPS bateu recorde de pré-inscrições, atingindo o dobro do número registrado na sexta edição do teste, realizada em 2021, quando 39 indivíduos e grupos foram selecionados para participar. A lista final inclui 28 pré-inscrições individuais, além de 50 inscrições de grupos, compreendendo 17 mulheres e 61 homens.

Os investigadores com pré-inscrições aprovadas agora deverão submeter seus planos de testes no período de 9 de outubro a 3 de novembro. A publicação das inscrições efetivamente aprovadas será feita em 6 de novembro.

Colaborando para a Democracia

O Teste Público de Segurança da Urna 2023 tem como objetivo reunir especialistas interessados no evento para colaborar com a Justiça Eleitoral na melhoria do sistema eletrônico de votação e apuração, que será utilizado nas Eleições Municipais de 2024. Essa iniciativa visa fortalecer a democracia.

Próximas Etapas

Seguindo o edital de convocação do Teste Público, a participação como investigador individual ou em grupo passa por uma seleção prévia, dividida em etapas: aprovação da pré-inscrição e, em seguida, da inscrição; além da disponibilidade orçamentária e de um sorteio público.

Se o número de participantes com inscrições aprovadas ultrapassar o limite estipulado no edital, a Comissão Reguladora fará uma seleção entre as inscrições aceitas, priorizando a relevância dos planos de testes para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação. Em caso de empate, um sorteio público será realizado. No entanto, a Comissão Avaliadora poderá, a seu critério, selecionar os planos de testes de até dois participantes, tanto individuais quanto de grupos, que não tenham sido sorteados.