Triatleta abre mão da liderança em corrida no PR em gesto de fair play: ‘O cara merece’ – Competição em Cascavel viraliza com mais de 800 mil views

triatleta-abre-mao-da-lideranca-em-corrida-no-pr-em-gesto-de-fair-play3A-o-cara-merece-competicao-em-cascavel-viraliza-com-mais-de-800-mil-views

Triatleta assume liderança de corrida no PR após erro de oponente, mas aguarda na linha de chegada para deixá-lo passar: ‘O cara merece’

Competição aconteceu em Cascavel. Francisco Viana percebeu que Gustavo Wiebbeling errou sequência de voltas e esperou até que competidor passasse na frente, na chegada. Vídeo do momento tem mais de 800 mil visualizações.

Em Cascavel, no oeste do Paraná, a chegada dos primeiros atletas de uma competição de triathlon soma mais de 800 mil visualizações nas redes sociais. A gravação mostra Francisco Viana parando antes de cruzar a linha de chegada, até que Gustavo Wiebbeling conquistasse o primeiro lugar. Ele tomou essa atitude após perceber que o oponente, que antes estava liderando, só não ganharia a prova por ter cometido um erro. Assista ao momento no vídeo acima.

O esporte combina natação, ciclismo e corrida. As competições acontecem com distâncias diferentes, conforme a modalidade. Na Ironman, por exemplo, os atletas chegam a fazer 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

A prova chamada “Veneno da Cobra Sprint Triathlon” aconteceu neste domingo (15). Viana, que é bombeiro e atleta amador de triathlon há 19 anos, conhecia o trajeto da prova. Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, ele explicou que estava atento na contagem das voltas, porque era possível de acontecer algum erro: “Eu já previ que ia ter alguma confusão. Sempre acontece de alguém fazer volta a mais, volta a menos”.

Foi assim que ele percebeu que Gustavo, que estava em primeiro lugar, realizou uma volta a mais no ciclismo.

Conforme Gustavo – atleta profissional há três anos-, ele pedalou dois quilômetros a mais porque o sistema usado no relógio para contar as voltas apresentou um erro. Ele só se deu conta quando viu Viana, que até então estava com mais de um minuto de desvantagem, finalizando o trajeto ao lado dele.

Apesar de ter tentado compensar a volta a mais, não conseguiu retornar à liderança. Na chegada, porém, foi surpreendido pela atitude do oponente.

Para Viana, a decisão de não levar a vitória foi instantânea. O bombeiro detalhou saber que Gustavo tem um desempenho melhor que ele em competições mais curtas, como a que estavam.

Além do pódio e repercussão nas redes sociais, o primeiro lugar ganhou um prêmio de R$ 500 e o segundo lugar, R$ 400.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp