Tribunal de Justiça promove evento sobre violência contra a mulher

A 10ª edição da Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), começa na próxima segunda-feira (5), às 8 horas. Com programação para todos os dias, o evento traz palestras, mesas redondas e rodas de conversa que abordam temas como violência doméstica, ações de combate à violência de gênero e comunicação não violenta.

Dentre os destaques da programação estão a palestra ‘Atuação da 1ª Deam de Goiânia no combate à violência de gênero’, no dia 05, às 9h15, com a delegada Ana Elisa Gomes Martins da delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Goiânia (Deam). No dia 07, acontece um círculo temático com orientação e atendimento para mulheres sobre os tipos de violência e como superá-las, das 9h às 16h.

Na manhã do dia 08, o tema abordado será ‘Violência contra as mulheres: desmistificar para enfrentar’, sendo comandada por duas psicólogas. Na parte da noite, será abordado o tema ‘Infidelidade e Novas Tecnologias’, em roda de conversa, às 19h30, tendo em vista que recentemente, uma servidora pública foi assassinada pelo namorado depois de se incomodar com um vídeo que ele recebeu pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

Em parceria com o SENAC, serão oferecidos serviços gratuitos às mulheres de maquiagem, manicure, massagens e cabeleireiros, tudo gratuitamente.  O atendimento será das 9h ao meio dia e das 14h às 17h, sendo cada dia um serviço diferente.

A Semana será realizada na universidade Universo (Setor Sul) e contará com o apoio de alunos de Direito e Psicologia para prestar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O evento termina na sexta-feira(9), com uma caminhada pela paz saindo do Parque Lago das Rosas.

Confira a programação completa no site do TJGO.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos