Tríduo Pascal: preparação e celebração da Páscoa na Igreja Católica

triduo-pascal3A-preparacao-e-celebracao-da-pascoa-na-igreja-catolica

O que é o Tríduo Pascal, celebrado pela Igreja Católica a partir desta quinta-feira

O DE ouviu padres que explicaram toda a celebração realizada pela Igreja Católica e que antecede a Páscoa.

Na semana em que os cristãos relembram a Paixão, morte e ressureição de Jesus, o Tríduo Pascal, celebrado a partir desta quinta-feira (17), é a celebração mais importante da Igreja Católica. O Tríduo consiste basicamente na preparação para a Páscoa, que simboliza a ressureição de Jesus três dias após a morte, segundo o cristianismo.

O padre Jaime Lemes, de Taubaté (SP), explicou que o Tríduo Pascal é o ápice de toda a Semana Santa. É a celebração do mistério pascal de Cristo: a paixão, morte e ressureição. É como que o coração de todo esse tempo celebrativo, porque é também a centralidade da fé cristã. A Igreja só existe porque acredita que Jesus ressuscitou, acredita na sua Páscoa.

O padre Kléber Silva acrescentou que essa celebração resume o ministério de Jesus e sua entrega à humanidade. Ele afirmou que o Tríduo Pascal manifesta essa caminhada de Cristo, que passa pela ceia, instituindo o mandamento novo do amor a Deus e ao próximo, instituindo o sacerdócio, instituindo a eucaristia e passando pela cruz, onde expressa seu amor e entrega total.

O Tríduo tem início na quinta-feira, com a celebração da Santa Ceia, além do rito do lava-pés. O objetivo é recordar a última ceia e o gesto de Jesus ensinando seus discípulos. Na sexta-feira é celebrado o dia de Paixão e Morte de Jesus, sendo que a Igreja fica em vigília até às 15h. Jaime explicou que o altar é desnudado para simbolizar o vazio que acontece com a morte de Jesus.

Na sexta-feira, às 15h, é celebrada solenemente a Paixão e a Morte de Jesus. O momento principal é a proclamação da Paixão e do Evangelho. Kléber reforçou a importância desse dia, que antecede a vigília pascal, que contempla o mistério da ressurreição do Senhor. A alegria da ressurreição é celebrada com louvores e sinos, manifestando a alegria da Igreja por Jesus ressuscitado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp