A Prefeitura de Trindade beneficia crianças e adolescentes por meio de parceria que envolve o Centro de Especialidades em Odontologia Julieta Alves Freire (CEO), da Secretaria Municipal de Saúde, e a Secretaria de Esporte e Juventude (SEJ).
Os beneficiados na fase inicial são crianças e adolescentes que realizam atividades físicas em unidades do município. São alunos e alunas dos cursos esportivos da Escolinha de Futebol Maurinho de Paula e das turmas de Karatê matriculadas nos setores Maysa, Palmares e Cristina.
A iniciativa partiu da SEJ, que enviou ofício aos pais informando que os check-ups necessários para torneios e atividades esportivas regulares têm necessidade também de avaliação odontológica. O aviso destacava que isso pode ser feito gratuitamente na rede municipal de saúde.
De acordo com a secretária de Esporte, Luana Cristina, a ação vai ser levada a outras unidades de forma escalonada para não sobrecarregar o CEO. “Esse programa ajuda na prevenção de lesões musculares que podem ser causadas pela proliferação de bactérias na boca de atletas desde a infância deles”, alerta.
Na manhã de quinta-feira (22), pela segunda vez na vida, o menino Lucas Levino, de 7 anos, esteve em um consultório odontológico. Foi acompanhado da avó, a pensionista Sheley Simone Gonçalves Pereira. Aluno de futebol, morador do Conjunto Sol Nascente, Lucas foi atendido no CEO pela odontopediatra Elizete Freitas Andrade.
Elizete enfatiza que estudos odontológicos mostram que “uma boca desordenada, com cáries, movimenta bactérias 24 horas por dia e isso afeta a saúde bucal”. A especialista fez toda a avaliação dentária, mostrou o instrumental odontológico com os “apelidos” que dá a cada um, checou e orientou sobre a escovação, e ainda deu uma escova de dentes nova para Lucas.
A coordenadora do CEO, Aline Montenegro, explica que a procura por agendamentos começou agora em julho. Conforme ela, as crianças e adolescentes também são atendidos em consultórios na Região Leste, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim das Oliveiras.
Todos os beneficiados têm entre 8 anos e 14 anos de idade. Os atendimentos ocorrem de duas a três vezes por semana e são em odontopediatria, clínica geral e cirurgia odontológica, conforme a idade e a necessidade.
Fonte: Prefeitura de Trindade