Empossado nesta segunda-feira como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou que extinguirá programas que promovem diversidade e alterará políticas federais relacionadas ao gênero durante seu segundo mandato.
Em seu primeiro discurso, Trump declarou: “Esta semana, também porei fim à política governamental de tentar incorporar socialmente a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos forjar uma sociedade que não enxergará duas cores e será baseada no mérito. Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros, masculino e feminino”.
As declarações geraram críticas de entidades que defendem os direitos de pessoas trans. O grupo Advocates for Trans Equality afirmou em nota: “Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo atacou a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade. Nos próximos meses, dar apoio e suporte para cada uma [das pessoas trans] será mais importante do que nunca”.
Mudanças em documentos oficiais
De acordo com a imprensa norte-americana, a Casa Branca orientará o Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Interna e outras agências a remover as opções “não-binário” ou “outras” de documentos federais, como passaportes e vistos.
As medidas estão alinhadas às promessas de campanha de Trump, que, em um encontro com jovens conservadores em Phoenix, havia prometido combater o que chamou de “loucura transgênero” e restringir a participação de pessoas trans em esportes femininos.