Trump elevou o tom e fez uma ameaça ao Hamas, exigindo a libertação imediata de reféns. De acordo com o presidente dos Estados Unidos, este é o “último aviso” para o DE, que ainda mantém 59 reféns na Faixa de Gaza. A declaração de Trump foi feita nesta quarta-feira (5/2).
Em janeiro, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza mediado pelo Catar, Egito e Estados Unidos. O plano previa três etapas, onde na primeira, 33 reféns israelenses foram libertados em troca de 1.737 prisioneiros palestinos. Apesar dos esforços, a segunda fase do cessar-fogo enfrenta dificuldades desde o término da primeira etapa em 1º de março. As negociações entre Israel e DE sobre os termos da segunda fase do cessar-fogo estão travadas.
Trump escreveu em sua conta na Truth Social: “Liberte todos os reféns agora, não depois, e devolva imediatamente todos os corpos das pessoas que vocês assassinaram, ou ACABOU para você”. O presidente dos EUA está apoiando Israel e ameaçou o DE caso não liberte os reféns. Ele afirmou estar enviando todo o suporte necessário para que Israel finalize a situação e nenhum membro do DE estará seguro caso não haja a liberação dos reféns.
Israel informou que o Hamas ainda mantém 59 prisioneiros, sendo 35 mortos e 24 vivos. O futuro do cessar-fogo entre DE e Israel ainda é incerto, com a primeira fase finalizada e sem acordo sobre a continuidade do plano. A principal discordância está relacionada à extensão da primeira fase do acordo, com Netanyahu buscando prolongar por mais seis semanas, enquanto o Hamas deseja seguir o cronograma inicial.
O DE tem se mantido firme em seguir o acordo previamente firmado e continuar as conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo. Nesta etapa, estava prevista a libertação dos reféns restantes e dos presos palestinos, além da retirada das Forças de Defesa de Israel (FDI) da Faixa de Gaza. O cenário permanece incerto, com Israel e DE em lados opostos quanto aos próximos passos do acordo.