O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar que pode aplicar uma tarifa de 100% ao BRICS caso o bloco ‘brinque com o dólar’, ou seja, crie uma moeda própria para suas transações internacionais.
Em declarações aos jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, Trump destacou que os países do BRICS voltarão atrás e implorarão para que ele não tome essa medida. ‘Eles voltarão e dirão: ‘Nós imploramos para que você não faça isso’. O BRICS está morto desde que mencionei [que taxaria em 100%]’, afirmou o republicano.
Trump deu essa declaração depois de assinar um decreto que estabelece um plano para aplicar tarifas recíprocas aos países que cobram taxas de importação sobre produtos norte-americanos. As taxas não entrarão em vigor imediatamente; os primeiros estudos sobre elas devem ser apresentados a Trump em 1º de abril.
Howard Lutnick, indicado pelo republicano para secretário de Comércio, disse que as tarifas podem entrar em vigor a partir de 2 de abril. No decreto, o presidente norte-americano cita o etanol do Brasil para exemplificar o que ele considera um desequilíbrio comercial injusto que prejudica os produtos dos Estados Unidos.
O BRICS reúne 10 integrantes plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.