Nas redes sociais, internautas relembraram cena em que um professor explica aos alunos sobre lei semelhante ao tarifaço de Trump. Após anunciar uma série de tarifas sobre importações dos Estados Unidos, a decisão do presidente Donald Trump vem sendo comparada a uma cena do clássico filme Curtindo a Vida Adoidado, na qual um professor explica como uma lei semelhante a esse tarifaço contribuiu para a Grande Depressão.
Donald Trump anunciou nessa quarta-feira (2/4) um pacote de tarifas sobre produtos importados, chamado de “tarifaço global”. O Brasil foi afetado com uma tarifa linear de 10%, a mais baixa. A medida faz parte da promessa de campanha de Trump e é chamada de “Dia da Libertação”, com o objetivo de reduzir a dependência de importações. Os EUA aplicarão taxas equivalentes às que enfrentam em outros mercados, segundo o governo do país.
Nas redes sociais, internautas revivem a cena do filme em que um professor explica aos alunos sobre uma lei semelhante à de Trump, a Lei Smoot-Hawley, enquanto eles demonstram desinteresse pela aula. Na cena, o professor conta que, em 1930, a Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, aprovou um projeto de tarifa na tentativa de aumentar a arrecadação do governo federal e aliviar a Grande Depressão. No entanto, como ele ressalta, a medida acabou aprofundando ainda mais a crise nos Estados Unidos.
Em 1930, os Republicanos controlaram a Câmara dos Representantes, em um esforço para aliviar os efeitos da Grande Depressão, aprovou o projeto de tarifa. O Ato Tarifário de Hawley-Smoot, que aumentou as tarifas, na tentativa de arrecadar mais receita para o governo federal. Funcionou? Não funcionou, e os Estados Unidos afundaram ainda mais na Grande Depressão, explica o professor, tentando obter respostas dos alunos no filme.
Internautas compartilharam a cena e questionaram: “Se Trump tivesse assistido ‘Curtindo a Vida Adoidado’, ele teria apreendido sobre a Lei Tarifária Smoot-Hawley de 1930”, “Alguém precisa de uma lição rápida sobre como as tarifas de Trump terão um impacto devastador em nossa economia”. A Grande Depressão, iniciada nos Estados Unidos em 1929, foi uma das mais severas crises econômicas da história, espalhando-se pelo mundo e sendo considerada a pior crise financeira já vivida.
Curtindo a Vida Adoidado estreou nos Estados Unidos em 11 de junho de 1986. Escrito e dirigido por John Hughes, marcou época por celebrar a rebeldia adolescente de uma maneira inocente e imaculada, que deixou seus espectadores felizes em vez de reflexivos. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.