Trump decide não participar da posse de Joe Biden e deixa a Casa Branca

Nesta quarta-feira, 20, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, optou por não participar da posse de Joe Biden, como é tradicional na transição de poder. Biden deve prestar juramento como o novo líder do país ainda hoje.

Trump deixou a Casa Branca e falou rapidamente com alguns repórteres que o aguardavam do lado de fora do edifício. Ele agradeceu, disse que foi uma honra ter sido presidente e se despediu, de acordo com a imprensa local. “Tenham uma boa vida. Nós nos veremos em breve”, afirmou o presidente.

Em seguida, Trump entrou em um helicóptero que o levou para a Base Andrews, uma pista aérea da força militar no estado de Maryland, vizinho a Washington. De lá, pegou o Air Force One, o avião presidencial, para a Flórida. Depois disso, o avião da presidência estará, então, a serviço de Joe Biden.

Donald Trump sai da presidência depois de sofrer dois impeachments. O julgamento do segundo caso ainda está pendente no Senado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp