Press "Enter" to skip to content

Trump diz que vacina contra Covid-19 pode chegar nas próximas semanas

Nesta terça-feira, 15, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que hoje poderia aprovar uma vacina contra o novo coronavírus. “Não estou fazendo isso por razões políticas, quero a vacina rapidamente”, declarou Trump, em entrevista à emissora de televisão “Fox”.

O presidente afirmou que sem a operação “Warp Speed” (velocidade da luz), iniciada pelo governo americano, uma vacina para a Covid-19 demoraria anos. “Acelerei o processo com a Agência Federal do FDA (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA , da sigla em inglês). Teremos uma vacina em questão de semanas, pode ser quatro semanas, pode ser oito semanas. Temos muitas empresas excelentes”, declarou Trump.

O adversário de Trump nas eleições, o democrata Joe Biden e sua candidata à vice, Kamala Harris, falaram que o processo acelerado e a pressão política de Trump para obter a vacina pode representar perigo para segurança sanitária.

“Eu não confiaria apenas na palavra de Trump”, disse Kamala Harris em declaração no início do mês sobre possível vacina ser aprovada antes da eleição. Biden disse que antes de ser vacinado gostaria de saber a opinião dos cientistas.

O principal alergista do país, dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, afirma que até final do ano ou início de 2021 estará disponível uma vacina segura e eficaz contra o vírus.