Press "Enter" to skip to content

Trump diz que vai lançar mísseis na Síria

Para Trump, situação com a Rússia está no seu pior momento, superando até mesmo as tensões da Guerra Fria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (11) que o país lançará mísseis na Síria e que a sua relação com a Rússia é a pior da história.

Em publicação no seu twitter, o republicano disse que “a Rússia prometeu derrubar qualquer míssil lançado em direção à Síria. Se prepare, Rússia, porque eles estão chegando, bons, novos e espertos! Vocês não deviam ser parceiros de um animal que mata as pessoas com gás e gosta de fazer isso”.

Em resposta à Trump, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que “mísseis espertos deveriam voar sobre terroristas e não sobre governos legais”. Damasco e Moscou consideram como terroristas os grupos rebeldes que tentam derrubar Assad. Ministério das Relações Exteriores sírio chamou as ameaças de Trump de irresponsáveis e consideram uma ameaça a paz  internacional.

O presidente norte americano não esclareceu em sua postagem se a referência era a um ataque com mísseis de fato feito pelos EUA, porém, já havia ameaçado com retribuição militar depois do ataque com arma química na cidade de Duma, em Ghouta Oriental, no último sábado (7), que matou pelo menos 40 pessoas. O governo sírio e a Rússia, aliados, negam qualquer ataque com gás tóxico.

Em 2015, o governo de Vladimir Putin passou a apoiar militarmente o ditador Bashar al-Assad e, desde então, a guerra civil virou a favor do governo. Denúncias anteriores de uso de armas químicas por Damasco acabaram sendo deixadas de lado por pressão russa, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU. Por isso, Trump também criticou a atual relação diplomática entre Washington e Moscou, na qual ele declarou que a situação está pior do que na época da Guerra Fria.