Trump mantém expectativa de tarifas recíprocas e 20% para China
Falando aos repórteres na Casa Branca, o republicano também disse que a União
Europeia tem sido muito dura com os Estados Unidos em relação ao comércio. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve nesta quinta-feira (27) sua promessa de impor tarifas recíprocas a outras nações e disse que suas
tarifas adicionais de 10% sobre a China as elevariam para um total de 20%.
Falando aos repórteres na Casa Branca, Trump também disse que a União Europeia
tem sido muito dura com os Estados Unidos em relação ao comércio.
Questionado sobre as tarifas sobre o México e o Canadá, Trump reiterou que não vê progresso no tráfico de medicamentos.
De acordo com as declarações do presidente dos Estados Unidos, a promessa de manter as tarifas recíprocas e aumentar para 20% as tarifas sobre a China faz parte de sua estratégia para equilibrar as relações comerciais do país com outras nações. Trump tem buscado uma postura mais firme em relação ao comércio internacional e tem utilizado as tarifas como uma ferramenta para negociar acordos mais vantajosos para os Estados Unidos.
As medidas protecionistas adotadas pelo governo Trump têm gerado controvérsias e preocupações em relação aos impactos econômicos globais. A imposição de tarifas recíprocas e o aumento das tarifas sobre a China podem levar a uma escalada na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, o que poderia resultar em consequências negativas para o comércio internacional e para a economia global como um todo.
Além disso, as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a União Europeia também têm se intensificado, com Trump criticando a postura “dura” do bloco europeu em relação ao comércio bilateral. A retórica protecionista adotada pelo presidente norte-americano tem levantado preocupações sobre o futuro das relações comerciais entre os EUA e seus principais parceiros comerciais.
Diante desse cenário, analistas e especialistas em comércio internacional têm alertado para os riscos de uma guerra comercial generalizada e os impactos negativos que essas medidas protecionistas podem ter sobre a economia global. A imprevisibilidade das ações do governo Trump em relação ao comércio internacional tem gerado incertezas nos mercados e preocupações em relação ao futuro da economia mundial. É importante acompanhar de perto o desenrolar dessas questões e seus possíveis desdobramentos nos próximos meses.