Trump solicita a anulação de um processo criminal relacionado às eleições de 2020. A defesa alega que um presidente em exercício está imune a acusações e processos. Trump é acusado de tentar alterar o resultado da eleição na Geórgia.
O presidente eleito dos Estados Unidos entrou com o pedido junto a um tribunal de apelações do estado da Geórgia. A acusação criminal contra ele, referente às eleições de 2020, é o motivo da solicitação. O processo ainda está pendente na Justiça local e a previsão é que seja anulado com o retorno de Trump à Casa Branca.
Segundo a alegação da defesa, um presidente em exercício não pode ser alvo de acusações ou processos criminais. Isso vale tanto para processos estaduais quanto federais. Caso a ação prossiga, seria considerada inconstitucional. O promotor especial retirou recentemente duas ações movidas contra o presidente eleito na esfera federal.
Além da suposta tentativa de alteração do resultado da votação na Geórgia, Trump é acusado de ter levado documentos confidenciais ao deixar a Casa Branca. Esses casos ainda não foram julgados e, de acordo com as regras do país, devem ser retirados. O promotor mencionou a política do Departamento de Justiça norte-americano de não acusar ou processar presidentes em exercício.